Estado vai fornecer remédio para 400 mil índios brasileiros

Ação é fruto de parceria entre a Furp e a Funasa

qui, 20/09/2007 - 13h29 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo vai fornecer medicamentos destinados à saúde indígena no Brasil. A ação é fruto de uma parceria entre a Furp (Fundação para o Remédio Popular), laboratório oficial do governo paulista, e a Funasa (Fundação Nacional de Saúde).

Serão distribuídos aos índios antitérmicos, antibióticos, cardiotônicos, broncodilatadores, vitaminas e sais minerais. A Furp irá entregar nos próximos seis meses cerca de 1,3 milhão de unidades farmacêuticas para a Funasa, que ficará encarregada de distribuir os remédios nas aldeias. A população indígena brasileira é estimada em cerca de 400 mil pessoas.

“Essa parceria é muito importante para ampliar o acesso dos povos indígenas a medicamentos, fortalecendo a política de saúde pública neste segmento específico”, afirma o superintendente da Furp, Ricardo Oliva.

“Uma das maiores carências dos índios são os antibióticos. Isso porque muitos deles têm contato com a população branca e acabam contraindo doenças infecciosas. E eles não dispõem de imunidade suficiente para determinados tipos de moléstias. Por isso estamos enviando uma quantidade maior de antibióticos da Furp”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Maior laboratório público do Brasil, a Furp, situada no município de Guarulhos, produz cerca de 80 medicamentos, totalizando 2,6 bilhões de unidades farmacêuticas por ano. Seus medicamentos são distribuídos por Unidades Básicas de Saúde, hospitais, entidades filantrópicas e sindicatos, entre outras instituições.

Em 2006 a Furp bateu recorde histórico de produção, com 2,5 bilhões de unidades e faturamento de R$ 181 milhões. O laboratório produz medicamentos básicos para o programa Dose Certa, do governo paulista, além de outros destinados a programas específicos do Ministério da Saúde. Atualmente o laboratório tem cerca de cinco mil clientes em sua carteira.

Da Secretaria da Saúde