Estado vai cooperar na expansão do Porto de Santos

Secretário de Desenvolvimento recebeu consultores do BID para tratar da cooperação

qui, 12/02/2009 - 11h49 | Do Portal do Governo

O secretário de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, recebeu nesta quarta-feira, 11, uma equipe de consultores contratados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pela Secretaria Especial dos Portos da Presidência da República para discutir o Plano de Desenvolvimento e Expansão do Porto de Santos.

Alckmin aproveitou para lembrar que o Governo do Estado está formatando com a Secretaria Especial dos Portos um protocolo de cooperação técnica para estudar a macrologística, a avaliação ambiental da expansão do porto e as influências locais e regionais derivadas da atividade portuária. “A questão portuária aflora como um dos pontos mais importantes para o desenvolvimento do Estado. Com certeza, a criação desse protocolo irá colaborar com informações para auxiliar nos estudos do BID”, afirmou o secretário.

O Plano de Desenvolvimento e Expansão do Porto de Santos é um estudo encomendado pela Secretaria dos Portos em parceria com a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) junto ao BID. O estudo pretende analisar as ações que estão sendo feitas e apontar possibilidades para a expansão do porto, com ênfase na viabilidade técnica, econômica e ambiental do empreendimento. “Há muitas interfaces entre o plano de expansão do porto e outros projetos de infraestrutura e logística do Estado”, ressaltou o secretário estadual dos Transportes, Mauro Arce.

Também participaram do encontro o assessor especial da Secretaria de Portos da Presidência da República, José Newton Barbosa Gama, o secretário de Assuntos Portuários e Marítimos da Prefeitura de Santos, Sérgio Aquino, a secretária-adjunta de Economia e Planejamento, Elizabeth Cechin, o secretário-adjunto de Desenvolvimento, Luciano de Almeida, o presidente da Cia. Docas de São Sebastião, Frederico Bussinger, e a diretora da Cetesb Ana Cristina Pasini.

Da Secretaria de Desenvolvimento