Estado vai concluir corredor metropolitano Diadema-Brooklin

Obras serão realizadas pelo Metrô com recursos de R$ 72 milhões

ter, 17/01/2006 - 11h40 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta terça-feira, dia 17, a conclusão do corredor metropolitano Diadema-Brooklin, que permitirá a operação em duas faixas de linhas de ônibus metropolitanos gerenciadas pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), entre o Terminal Diadema e a estação Berrini da Linha C (Osasco-Jurubatuba) da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

Na Capital, as faixas também darão acesso aos ônibus das linhas do município de São Paulo.

A estação Berrini é integrada à Linha 5 do Metrô (Capão Redondo-Largo Treze) e, em dezembro de 2008 será integrada à Linha 4 do Metrô (Vila Sônia-Luz).

As obras de conclusão do corredor serão realizadas pelo Metrô e incluem intervenções urbanísticas nos 11,86 quilômetros de extensão da ligação entre o Terminal Diadema e a Estação Berrini da CPTM, passando pelas avenidas Cupecê, Vereador João de Luca, Professor Vicente Rao, Roque Petroni Jr., Chucri Zaidan e Luiz Carlos Berrini. Serão investidos R$ 72 milhões na obra que deve  estar concluída em 12 meses.

O corredor foi concebido como eixo viário da rede integrada de transporte metropolitano e parte do anel viário metropolitano, com 33 quilômetros de extensão, implantado pelo Metrô, entre os bairros de São Mateus, na zona Leste da capital, e Jabaquara, na zona Sul, passando pelos municípios de Santo André e São Bernardo do Campo.      

Galeria de drenagem e viário diferenciado

A obra também prevê a construção de uma galeria de macro-drenagem no Córrego Cordeiro, em Vila Mascote. O trecho compreendido vai da rua João Perotti à avenida Washington Luiz, rua Madre E. Villeneuve e avenida da Assembléia, e abrange os bairros de Jabaquara, Cidade Ademar e Campo Belo.

Com 620 metros, a galeria vai ampliar a capacidade de vazão pluvial e dar uma solução definitiva às enchentes na região. Será instalado um viário diferenciado, com pavimento rígido de concreto, numa extensão de 7,36 quilômetros, mais a repavimentação das seis faixas utilizadas por veículos.

As obras do corredor Diadema-Brooklin abrangem ainda melhorias paisagísticas, renovação do sistema de iluminação pública no canteiro central, sinalização de tráfego e comunicação visual, implantação de estações de passageiros e recuperação de calçadas e guias. O concreto das calçadas será corrigido e as guias serão rebaixadas para facilitar o acesso aos portadores de deficiência.