Estado terá índice de qualidade de vida do idoso

A iniciativa é uma parceria da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social com o Fundo de População das Nações Unidas

sex, 22/02/2008 - 11h56 | Do Portal do Governo

Foi assinado na tarde de quinta-feira, 21,  no Palácio dos Bandeirantes o Protocolo de Intenções que institui a criação de um Índice de Qualidade de Vida dos Idosos no estado de São Paulo. A iniciativa é uma parceria da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads) com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).

Cabe à Seads a criação de um Pacto Estadual pelos Idosos para propor metas de melhorias nas condições de vida dessa população. As propostas deverão ser alcançadas no curto, médio e longo prazos e serão medidas pelo Índice de Qualidade de Vida dos Idosos. Já o UNFPA auxiliará na seleção e contratação de especialistas no Brasil e no exterior, além de ajudar na execução do Plano Estadual para a Pessoa Idosa.

Para o secretário estadual de Assistência e Desenvolvimento Social Rogerio Amato, “ A chancela do Fundo é imprescindível para a continuação e sucesso do nosso projeto”.

No Estado de São Paulo, segundo dados recentes do IBGE, estima-se que quase quatro milhões e quatrocentas mil pessoas idosas, o que representa 10,7% da população total,número que aumentará consideravelmente devendo chegar a mais de sete milhões em 2020, o que exige que tenhamos uma estrutura diferenciada e preparada para dar qualidade e dignidade aos idosos nos próximos anos.

Diante desse cenário o Governo do Estado de São Paulo decide estruturar um Plano destinado ao segmento idoso pautado em dois eixos, um na Educação e outro no incentivo à formação de Redes de Atenção à Pessoa Idosa, como resultado de um processo participativo e de consulta que envolveu representantes de instituições e profissionais de reconhecido saber teórico e prático em Gerontologia e Geriatria, que constituíram o Grupo Consultivo.

Sobre o UNFPA

O Fundo de População das Nações Unidas- UNFPA é o organismo da ONU que promove o direito de cada mulher, homem, jovem e criança a viver uma vida saudável, com igualdade de oportunidades; apóia os países na utilização de dados sociodemográficos para políticas e programas de redução da pobreza; e contribui para assegurar que todas as gestações sejam desejadas, todos os partos sejam seguros, todos os jovens fiquem livres do HIV/aids e todas as meninas e mulheres sejam tratadas com dignidade e respeito.

Da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social

(I.P.)