Estado tem vacinação contra paralisia infantil neste sábado, 13

Meta é imunizar 2,8 milhões de crianças menores de cinco anos

sex, 12/08/2011 - 10h00 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, pretende vacinar 2,83 milhões de crianças menores de cinco anos contra a paralisia infantil durante a segunda etapa da campanha de imunização, que acontece neste sábado, 13. O número corresponde a 95% do total de 2,98 milhões de paulistas nessa faixa etária.

Na primeira etapa da campanha, realizada em junho, 2,85 milhões de crianças entre 0 e 4 anos de idade foram vacinadas. Para a segunda fase serão mobilizados aproximadamente 14,8 mil postos fixos e volantes e 58,3 mil profissionais em todo o Estado, em parceria com as prefeituras.

Todas as crianças menores incluídas na vacinação, independentemente de terem sido ou não imunizadas na primeira fase da campanha, devem retornar aos postos de saúde no próximo dia 13. As salas de vacina irão funcionar das 8h às 17h. Será possível também atualizar a caderneta de vacinação, gratuitamente.

“É muito importante que os pais e responsáveis estejam atentos e levem seus filhos para tomar as duas gotas da vacina Sabin, protegendo as crianças contra a poliomielite e colaborando para evitar o retorno da circulação do vírus causador da doença ao Estado”,  afirma Maristela Rossi, da Divisão de Imunização da Secretaria.

São Paulo não registra nenhum caso de paralisia infantil desde 1988. No entanto, como o vírus da poliomielite ainda circula em países da África e da Ásia, é fundamental que todas as crianças menores de cinco anos sejam imunizadas todos os anos.

Da Secretaria da Saúde