Estado tem plano emergencial para proteção de primatas

Objetivo é a conservação das espécies nativas nas matas paulistas

ter, 10/03/2015 - 10h33 | Do Portal do Governo

São Paulo tem um plano emergencial para conservação dos primatas no Estado. Elaborada pela Comissão Permanente de Proteção dos Primatas Paulistas, criada em 2014, a ação tem como objetivo a preservação dos primatas paulistas, destacando as características de conservação das espécies nativas e encaminhando propostas prioritárias de combate às ameaças de extinção.

A Comissão definiu como alvos específicos os parâmetros populacionais, distribuição geográfica e o estado de conservação das populações selvagens das espécies de primatas que vivem nas matas paulistas. Destacam-se dois gêneros de primatas que só ocorrem no bioma Mata Atlântica: Muriqui-do-Sul e Mico-Leão-Preto. Este último é o único primata que só vive nas matas do Estado de São Paulo, com a particularidade de já ter sido considerado extinto e redescoberto em 1970.

O Mico-Leão-Preto ainda corre perigo de extinção. Com população estimada em cerca de 1.000 exemplares, a espécie tem como principais ameaças a fragmentação do habitat e o isolamento de grupos muito pequenos. Com relação ao Muriqui-do-Sul, também em risco, estima-se que existam menos de 1.000 nas matas de São Paulo.

Do Portal do Governo do Estado