Estado tem cerca de 1 milhão de japoneses e descendentes

No Brasil eles são 2 milhões; a maior comunidade nipônica fora do Japão

qua, 13/02/2008 - 16h07 | Do Portal do Governo

Tamanho envolvimento do governo paulista nas comemorações do centenário da imigração japonesa se justifica: estima-se que cerca de 1,3 milhão de nikkeis vivam no Estado de São Paulo. Além da região metropolitana da capital, a população de nikkeis também é significativa nos municípios de Atibaia, Mogi das Cruzes, Suzano, Bastos, Marília, Lins, Registro, Araçatuba, Presidente Prudente e Pereira Barreto. Em alguns desses municípios, eles  chegam a representar cerca de 30% da população. No Brasil vivem mais de 2 milhões de japoneses e descendentes, o que representa a maior comunidade nikkei fora do Japão do mundo. O segundo país com maior número de japoneses e descentes é os Estados Unidos, com um milhão de pessoas.

“O Brasil é o país mais japonês depois do Japão. E a maioria dos japoneses que vivem no nosso país, estão no Estado de São Paulo”, ressalta Andrade. Para o coordenador, a presença dos japoneses e descendentes é fundamental para São Paulo. “A sociedade paulista, como conhecemos hoje, moderna e que atrai gente do Brasil e do mundo, é resultado da imigração”, afirma.

Andrade ressalta que os imigrantes japoneses foram os que tiveram a melhor e mais rápida ascensão sócio-econômica. Atualmente, as principais universidades paulistas, por exemplo, contam com um número significativo de  nikkeis em seus quadros de pesquisadores e cientistas.

A influência dos imigrantes japoneses está presente hoje na agricultura, nas ciências, cultura, religião (os japoneses trouxeram o budismo para o Brasil) e na culinária.

Cintia Cury

(I.P.)