Estado sedia conferência internacional sobre alimentação

O evento conta com professores da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP na coordenação

sex, 19/10/2007 - 7h18 | Do Portal do Governo

Entre os dias 21 a 24 de outubro, acontece em São Paulo a 7ª International Food Data Conference (7th IFDC), encontro que ocorre a cada dois anos em diferentes países e que, neste ano, terá como temas Composição de alimentos, nutrição e indicadores de biodiversidade.

O evento tem a coordenação dos professores Elizabete Wenzel Menezes e Franco Maria Lajolo, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP, da BRASILFOODS (Rede Brasileira de Sistemas de Dados de Alimentos), e de Barbara Burlingame, da FAO (sigla em inglês para Food and Agricultural Organization — Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura).

De acordo com a professora Elizabete, a BRASILFOODS e a USP foram escolhidas para organizar a 7th IFDC em função do trabalho que vêm desenvolvendo na área de composição de alimentos, especialmente no que se refere à disseminação de dados por meio da Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA-USP / BRASILFOODS, disponível, desde 1998, na internet (www.fcf.usp.br/tabela).

A conferência contará com a presença de 150 representantes de 46 países. Será uma oportunidade de interação entre renomados pesquisadores nacionais e internacionais, órgãos como FAO, INFOODS, EuroFIR, UNU, IUNS, Bioversity International, órgãos reguladores brasileiros como Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Ministério do Meio Ambiente, indústrias, produtores de alimentos, e diversos profissionais.

Composição de Alimentos

Entre os assuntos que serão abordados está a Biodiversidade. Serão apresentadas pesquisas sobre variedades e espécies selvagens, incomuns ou subutilizadas; ecossistemas e influência ambiental sobre a composição dos alimentos; e a contribuição desses no campo da nutrição e segurança alimentar. Também serão abordados aspectos relativos à produção, compilação e utilização de dados de composição de alimentos.

Serão 55 trabalhos com apresentação oral e mais de 80 em forma de pôster, abordando principalmente informações sobre espécies/variedades desconhecidas ou subutilizadas, em países como Malásia, Índia, Nigéria, Chile, Brasil, entre outros. Também serão discutidos aspectos relacionados à análise de alimentos, estudos sobre elaboração de bancos de dados e tabelas de composição, ferramentas utilizadas para a divulgação de informações sobre composição de alimentos.

Vários desses trabalhos apresentam informações sobre compostos bioativos e capacidade antioxidante de diversas fontes; outros relacionam biodiversidade com nutrição; alguns rediscutem tópicos relativos à elaboração de tabelas diante da biodiversidade. A metodologia analítica é um aspecto importante que será abordado por vários pesquisadores, pois dela depende a confiabilidade dos dados de alimentos e será tema de uma das sessões. As demais sessões abordarão qualidade dos dados, amostragem, bancos de dados de composição de alimentos (incluindo compilação, aplicação, sustentabilidade e tabelas nacionais), alimentos regionais e nutrientes específicos.

No domingo (21), sob a coordenação de Barbara Burlingame, acontecerá a FAO International Expert Consultation “Nutrition indicators for Biodiversity”. Nesta reunião, que contará com a participação de especialistas da FAO do Bioversity International e de outros parceiros, serão propostos indicadores de nutrição relacionados com a composição de alimentos para monitorar a relação entre biodiversidade e nutrição.

O programa final da 7th IFDC poderá ser encontrado no endereço www.fcf.usp.br/7ifdc.

A conferência acontece no Transamerica Flat International Plaza, na Al. Santos, 981, Cerqueira César, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3624 wenzelde@usp.br com a professora Elizabete Wenzel Menezes.

Da Agência USP de Notícias

(C.C.)