Estado se prepara e planeja ações para época de seca e queimadas

Operação Corta Fogo 2013 acontece entre os meses de junho e outubro

qua, 13/03/2013 - 18h32 | Do Portal do Governo

O Governo Paulista já planeja ações de prevenção, monitoramento, controle e combate a incêndios florestais na época de seca. A Operação Corta Fogo 2013 foi tema da reunião entre os secretários estaduais do Meio Ambiente, Bruno Covas, da Casa Militar, Marco Aurélio Alves Pinto, o coordenador de Fiscalização Ambiental, Ricardo Viegas, e o comandante do Corpo dos Bombeiros, Reginaldo Campos Repulho, dias atrás.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

O período entre os meses de junho a outubro é conhecido no estado de São Paulo como uma época de seca e estiagem. Com a falta de chuvas, as queimadas se espalham e causam prejuízos ambientais e à saúde da população. O ar seco e os fortes ventos, somados às festividades juninas e à grande frequência das queimadas agrícolas, contribuem para o alastramento de focos de incêndio.

Durante o encontro foi decidida a implantação do Sistema Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, com objetivo de reduzir os focos de incêndio. O sistema prevê a integração das ações de prevenção, monitoramento, controle e combate a incêndios florestais, que serão coordenadas pela Secretaria de Meio Ambiente (SMA), em conjunto com a Casa Militar, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental e os municípios.

Do Portal do Governo do Estado