Estado renova contrato de concessão da Sabesp com o município de Lins

Lins é a primeira cidade a assinar a renovação do programa de prestação de serviços de abastecimento de água e esgoto

sex, 26/01/2007 - 17h05 | Do Portal do Governo

O governador José Serra esteve nesta sexta-feira, dia 26, no município de Lins, onde assinou, na condição de testemunha, o contrato de renovação do programa de prestação de serviços municipais de abastecimento de água e esgoto, firmado entre a Prefeitura e a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

O contrato assinado na Câmara Municipal da cidade é válido pelos próximos 30 anos. A parceira com a Sabesp começou em 1976 e esta é a primeira renovação de concessão da Companhia de Saneamento em todo o Estado.

Serra ressaltou que o trabalho da Sabesp no município nesse período foi muito bom, já que o índice de mortalidade infantil caiu de 143 para 9 crianças mortas por mil nascidas vivas. “Em grande medida, isso se deve ao trabalho de saneamento bem feito, da água limpa e do esgoto que coleta. Isso significa saúde para a população de São Paulo”, declarou.

A Sabesp está presente em 367 dos 645 municípios do Estado e atende cerca de 26 milhões de pessoas.

O governador defendeu mudanças no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal. “Hoje a tributação no saneamento é muito forte. São 9,25% de tributos apenas no Pis/Cofins. Isso retira do setor R$1,3 bilhão no Brasil inteiro. Se tivéssemos abatimento desses impostos poderíamos investir no saneamento em São Paulo 54% a mais”, destacou.

Participaram também da solenidade, o prefeito de Lins, Waldemar Cassadei, o presidente da Sabesp, Gesner Oliveira, a secretária de Saneamento e Energia, Dilma Seli Pena, o secretário da Casa Civil, Aloysio Nunes Ferreira Filho, além de cerca de 40 prefeitos da região.

Serra afirmou que vai trabalhar muito integrado aos prefeitos do Estado. “Vamos analisar todas as questões e dificuldades e ver o que pode ou não ser feito”.

Serra visita escola

Após assinatura do convênio, o governador José Serra esteve na Escola Estadual Dom Henrique Mourão, localizada no centro de Lins. Ele visitou as instalações da instituição de ensino, conversou com estudantes, professores e o diretor e assistiu a uma apresentação musical realizada pelos alunos.

Manuela Sá/André Muniz