Estado reforça vacinação contra o sarampo na volta às aulas

Crianças de 1 a 6 anos devem ser vacinadas em todo o Estado

seg, 01/08/2011 - 12h00 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde realiza, a partir desta segunda-feira, 1°, uma mobilização no período de volta às aulas para incentivar os pais de crianças entre 1 e 6 anos, que ainda não tomaram a vacina contra o sarampo, a levarem seus filhos aos postos de vacinação.

A mobilização, que será realizada até a próxima sexta-feira, 5, é feita em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, secretarias municipais de saúde e educação, além de sindicatos representantes de instituições de ensino particulares. Até o momento, 3.114.700 crianças já foram imunizadas, chegando a 93,28% da estimativa de público-alvo. A meta é de 95%.

Desde o início da campanha de vacinação, em 18 de junho, as menores coberturas foram registradas nas faixas etárias entre 1 ano, 5 e 6 anos. O menor índice de vacinados é verificado entre crianças de 6 anos, com 72,87%. As faixas etárias entre 1 e 5 anos também merecem atenção, apresentando, respectivamente, taxas de 91,53% e 83,83% de imunizados. Dentre as crianças de 2 a 4 anos, a meta de 95% já foi atingida, porém, quem ainda não recebeu a vacina pode ir às salas de vacinação.

“Contando com o apoio das instituições de ensino, queremos aproveitar o período de volta às aulas para conscientizar pais e mães da importância da vacinação contra o sarampo. A vacina tríplice viral, além do sarampo, protege as crianças também contra a rubéola e caxumba”, afirma Maristela Rossi, técnica da divisão de imunização da Secretaria de Estado da Saúde.

Os postos de saúde abrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Na capital a sala de vacinação do Instituto Pasteur, na avenida Paulista, 393, funciona inclusive aos sábados e domingos, das 8h às 20h.
 
Sintomas
A Secretaria orienta a população para que esteja atenta aos sintomas do sarampo. Os principais são febre e exantema (manchas avermelhadas no corpo), acompanhados ou não de tosse, coriza e conjuntivite. Nesses casos a recomendação é para que a pessoa procure imediatamente um posto de saúde e evite contato desnecessário com outras pessoas até que receba avaliação médica.

Da Secretaria da Saúde