Estado reforça ação de prevenção a danos das chuvas

Foi o que anunciou o governador José Serra na tarde desta terça-feira, 15

ter, 15/01/2008 - 19h22 | Do Portal do Governo

O risco de novos transtornos motivou o governado do estado a reforçar as ações para prevenir os problemas causados por fortes chuvas, como as que ocorreram no último final de semana no Litoral Sul e nos vales do Ribeira e do Paraíba. O governador José Serra solicitou nesta terça-feira, 15, à Defesa Civil o cumprimento de uma série de medidas para diminuir o prejuízo provocado pelo que definiu como “verdadeiros dilúvios”.

“A Defesa Civil já vinha fazendo ações de combate e agora está intensificando a prevenção com relação a novos dilúvios como este último”, disse o governador José Serra na tarde desta terça  na capital, após ser recebido pelo presidente em exercício José Alencar, internado no Hospital Sírio Libanês.

A Defesa Civil intensificou três ações na prevenção aos danos causados pela  água das chuvas. A primeira delas é o mapeamento das áreas de risco dos municípios, como edificações irregulares na encosta de morros. O efetivo poderá solicitar o isolamento dos locais ou, através da prefeitura, requisitar verbas para readequação das propriedades.

A segunda ação é a definição dos locais para receber os desabrigados vítimas das enchentes. Os espaços podem ser escolas estaduais ou municipais, por exemplo. Por fim, o governador também determinou ao efetivo da Defesa Civil a estruturação de serviços para eventuais evacuações. “Enfim, tem de ter tudo mais aprumado”, resumiu Serra.

O estado vai liberar recursos para as prefeituras vítimas das chuvas tão logo a relação com as prioridades de cada município seja encaminhada ao Palácio dos Bandeirantes. “Espero que os prefeitos possam, junto com a gente, equacionar tudo aquilo que tem que ser feito. Eles devem passar os dados nos próximos dias. Vamos ajudar com recursos ou com obras diretamente”, disse Serra.

Ajuda federal

Na reunião com Serra, o presidente em exercício ofereceu ajuda do governo federal às  prefeituras paulistas para a recuperação dos estragos. “Eu acho que, tendo necessidade, deve sair dinheiro do governo federal, da mesma maneira que do governo do estado, uma vez que esteja definido aquilo que seja necessário fazer”, comentou o governador. Participaram do encontro com José Alencar o ministro das Cidades, Márcio Fortes, e o prefeito da capital, Gilberto Kassab.

A liberação de recursos de Brasília deve partir do gabinete do Ministério das Cidades. Serra admitiu que ainda é cedo para citar valores. “Tem que fazer um levantamento. Não dá para chegar e dizer ‘é tanto’. Tem que ver o que precisa ser feito primeiro”, afirmou o governador. Serra disse que sua maior preocupação é a de que as chuvas de grande porte, como as que ocorreram no final de semana, voltem a cair.

O governador voltou a citar as ações do estado em socorro às vítimas das enchentes. “Neste momento o mais importante é atender os desabrigados. Estamos dando toda a assistência necessária com a Defesa Civil e fizemos o socorro a todas as regiões com cestas básicas e cobertores”, lembrou Serra.

Leia também:

 

Manoel Schlindwein

(I.P.)