Estado reconhece mais um quilombo durante ‘Feira Quilombos em SP’

Evento fez parte das comemorações do Dia Nacional da Consciência Negra

dom, 21/11/2010 - 13h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania (SJDC), por intermédio da Coordenação de Políticas para População Negra e Indígena, e a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), promoveu, na quinta-feira e sexta-feira, 18 e 19, a “Feira Paulista de Quilombos”. 

Em comemoração ao mês da consciência negra, a ideia do evento era proporcionar uma reflexão sobre a população quilombola, mostrando as trajetórias e tradições, a fim de promover justiça social e resgatar a cidadania plena dos quilombolas. 

Na quinta-feira, 18, no período da manhã, a abertura do evento aconteceu no Espaço da Cidadania onde foi apresentado do Plano de Ação Microbacias II. Após a apresentação, a Feira do Quilombo aconteceu no Pateo do Colégio durante todo o dia. No final da tarde, foi exibido o filme “Cotidiano da Vida dos Quilombolas” seguido de uma roda de conversa para discutir sobre o tema. 

Na sexta-feira,19, a Feira no Pateo do Colégio começou às 9h durou até as 17h quando foi exibido o filme “Besouro” seguido de um debate. 

A coordenação tem realizado ações com o objetivo de possibilitar reflexões e discussões sobre temas como discriminação, racismo, racismo institucionalizado e intolerância religiosa. 

Sobre a Coordenação

A Coordenação de Políticas para a População Negra e Indígena do Estado de São Paulo foi criada em 2009, tendo como principal atribuição defender os direitos da população negra, indígena e quilombolas. Além de assessorar o secretário no assunto específico, a coordenadoria deverá, segundo o decreto, “promover, elaborar, coordenar, desenvolver e acompanhar programas, projetos e atividades, com vista, em especial, à efetiva atuação em favor do respeito à dignidade da pessoa humana, de afrodescentes e grupos étnica e historicamente vulneráveis, como comunidades tradicionais de terreiros, quilombolas e indígenas”. 

Também cabe à coordenadoria realizar estudos, pesquisas, cursos, conferências e campanhas relacionadas à igualdade racial, bem como elaborar sugestões e aperfeiçoamento da legislação vigente, além de servir de suporte para órgãos do Estado e da sociedade civil. 

Quilombos participantes 

Ivaporunduva (Eldorado) 
Pedro Cubas de Cima (Eldorado) 
Maria Rosa (Iporanga) 
Pilões (Iporanga) 
Pedro Cubas (Iporanga) 
São Pedro (Eldorado / Iporanga) 
André Lopes (Eldorado) 
Nhunguara (Eldorado / Iporanga) 
Sapatu (Eldorado) 
Galvão (Eldorado / Iporanga) 
Mandira (Cananéia) 
Praia Grande (Iporanga) 
Bombas (Iporanga) 
Porto Velho (Iporanga) 
Morro Seco (Iguape) 
Poça (Eldorado) 
Ribeirão Grande/Terra Seca (Barra do Turvo) 
Cedro (Barra do Turvo) 
Reginaldo (Barra do Turvo) 
Pedra Preta/Paraíso (Barra do Turvo) 
Cangume (Itaóca) 
Caçandoca (Ubatuba) 
Camburi (Ubatuba) 
Sertão de Itamambuca (Ubatuba) 
Fazenda (Ubatuba) 
Jaó (Itapeva) 
Brotas (Itatiba)

Do Itesp