Estado recebe reforço de 37 novos metrologistas do Ipem

Cabe aos técnicos do Ipem-SP zelar pela quantidade anunciada em embalagens de produtos

ter, 22/01/2008 - 9h28 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, dispõe de 37 novos metrologistas. A cerimônia de formatura dos profissionais, realizada neste mês, marcou a conclusão de um processo iniciado com a abertura de concurso público e prosseguiu com o curso de formação, coordenado pelo Ipem-SP, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de São Paulo.

A partir de agora, os novos metrologistas estão em condições de exercer suas atividades em todo o Estado, zelando pelo cumprimento das normas metrológicas e para que as relações de consumo ocorram de maneira saudável e justa. A metrologia abrange os aspectos teóricos e práticos relativos às medições. É o caso, por exemplo, da aferição de balanças, de bombas de combustível, de taxímetros, extintores de incêndio etc.

Cabe aos técnicos do Ipem-SP zelar pela quantidade anunciada em embalagens de produtos, tais como o tamanho do rolo do papel higiênico, a quantidade de líquido anunciado em bebidas e o peso de embalagens de biscoitos. Testes rotineiros são feitos nos laboratórios do instituto para averiguar se estão em conformidade com o que é anunciado ao consumidor.

Da Agência Imprensa Oficial

(M.C.)