Estado recebe delegação tcheca

Delegação foi recebida pelo vice-governador Alberto Goldman no Palácio dos Bandeirantes.

qua, 09/04/2008 - 17h29 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado, através do vice-governador e secretário de Desenvolvimento Alberto Goldman, recebeu na tarde desta quarta-feira, 9, a visita de uma de delegação de representantes do governo da República Tcheca. O encontro foi realizado no gabinete do vice-governador, no Palácio dos Bandeirantes.

“É muito importante que estabeleçamos parcerias, especialmente no que diz respeito às questões econômicas e de desenvolvimento tecnológico”, ressaltou Goldman para os integrantes da comitiva tcheca chefiada pelo ministro da indústria e comércio, Martin Ríman.

Goldman destacou as virtudes paulistas aos convidados, como o fato de abrigar o maior parque fabril e as melhores universidades do país. “O governo está do lado dos empresários para estimular os negócios entre os dois países”, reiterou o vice-governador ao citar as funções da pasta que chefia no governo estadual.

Hoje o governo tcheco assinou dois convênios com indústrias brasileiras, um no setor mecânico e outro no de tratamento de água. “Achamos que é hora de ampliar nossas relações comerciais”, enfatizou o ministro tcheco.

A República Tcheca é um dos países mais comprometidos com as metas da União Européia para a redução de gás carbônico. O secretário de Desenvolvimento aproveitou a deixa e lembrou ao ministro que São Paulo é o maior produtor de bicombustíveis do país e possui enorme experiência no ramo.

Goldman mostrou o interesse do Estado em promover a troca de conhecimento entre os países enviando delegações paulistas para a República Tcheca. Questionado, o vice-governador também aproveitou o encontro para explicar aos presentes como é o funcionamento do sistema tributário brasileiro.

Martin Ríman

O ministro da indústria e comércio da República Tcheca, Martin Ríman, 46, ocupa o posto desde 2003. Entre 1998 e 2002 ele atuava como ministro de comunicações e transportes. Nascido na cidade de Frýdek-Místek, é formado em engenharia pela universidade de Brno e direito pela universidade de Masaryk, ambas na República Tcheca.

Manoel Schlindwein