Estado recebe cadastro de 19 nascentes recuperadas por usinas

Cadastramento faz parte do programa Adote uma Nascente

sex, 04/06/2010 - 15h00 | Do Portal do Governo

O programa Adote uma Nascente, criado pela Secretaria do Meio Ambiente (SMA), acaba de receber um grande incentivo. O Grupo Clealco, que conta com duas usinas produtoras de açúcar, etanol e bioenergia na região de Araçatuba, cadastrou 19 nascentes recuperadas no programa. As nascentes cadastradas estão localizadas nos municípios de Braúna, Clementina e Queiroz e são reconhecidas e certificadas pela SMA.

O Programa Adote uma Nascente, lançado em março deste ano, tem como objetivo incentivar a proteção de nossos recursos hídricos por meio da identificação, cadastro e compromisso de proteção das nascentes. Pessoas ou entidades podem se cadastrar para serem padrinhos e ajudarem na recuperação e preservação das nascentes. Aqueles que tiverem uma nascente em sua propriedade, mas não tiverem recursos para preservá-la, poderão oferecer a área para ser adotada por outra pessoa ou entidade.

A Clealco desenvolve diversas ações ambientais e de proteção e restauração florestal de Áreas de Preservação Permanente (APP) como cumprimento das diretivas do Protocolo Agroambietal, firmado entre a SMA e o setor sucroenergético. A recente instalação de um viveiro próprio para produção de mudas florestais nativas da região irá suprir as necessidades das duas usinas do grupo, que pretende recuperar todas suas áreas de APP até o ano de 2017.

Além disso, o grupo também investe em ações de educação e conscientização ambiental, com um programa de visitação para estudantes e familiares de funcionários e um programa para conscientização dos funcionários. “O pioneirismo da Clealco neste programa é reconhecido pela SMA e é tido como um exemplo para que outras usinas do Estado, que também estão desenvolvendo importantes projetos ambientais, divulguem estas ações”, explica o gerente do projeto Etanol Verde, Ricardo Viegas.

Adote uma nascente

Em um curto espaço de tempo o programa Adote uma Nascente já conseguiu despertar o interesse pela causa ambiental em várias pessoas e empresas. Atualmente, cinco nascentes foram oferecidas para adoção e 24 estão cadastradas como em recuperação ou recuperadas. Além disso, existem quatro “padrinhos” em busca de uma nascente para recuperar entre eles uma prefeitura, duas usinas de cana-de-açúcar e uma estudante de 15 anos de idade.

Da Secretaria do Meio Ambiente