Estado recebe 37 novos metrologistas do Ipem

Cerimônia de formatura foi presidida por Luiz Antonio Marrey

ter, 15/01/2008 - 18h18 | Do Portal do Governo

O secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Luiz Antonio Marrey, presidiu a cerimônia de formatura dos 37 novos metrologistas do Instituto de Pesos e Medidas, autarquia vinculada à pasta. Segundo o secretário, não é possível construir um país civilizado sem respeito às leis, e que a construção de um estado de direito democrático passa necessariamente pelo severo combate à fraude e ao crime.

A cerimônia de entrega dos diplomas e das carteiras funcionais marcou a conclusão de um processo que teve início com o concurso público realizado pelo Ipem-SP e prosseguiu com a realização do curso de formação coordenados pelo Ipem em parceria com o Senai-SP. A partir de agora os novos metrologistas estão em condições de exercer adequadamente suas atividades em todo o Estado de São Paulo, zelando pelo cumprimento das normas metrológicas e para que as relações de consumo ocorram de maneira saudável e justa.

A metrologia abrange todos os aspectos teóricos e práticos relativos às medições. Exemplo práticos é a aferição de balanças, de bombas de combustível, de taxímetro, extintores de incêndio, etc. Cabe aos técnicos do Ipem-SP zelarem pela quantidade anunciada em embalagens de produtos, tais como o tamanho do rolo do papel higiênico, a quantidade de líquido anunciado em bebidas e o peso de embalagens de biscoitos e outros produtos. Testes rotineiros são feitos nos laboratórios do órgão para averiguar se estão em conformidade ao que é vendido ao consumidor.

O evento foi realizado no Auditório Espaço da Cidadania “André Franco Montoro” e contou com a presença do superintendente do Ipem-SP, Antonio Lourenço Pancieri, do coordenador geral da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade, Omer Pohlnann Filho, do gerente regional da Escola Senai de São Paulo, Adelmo Belisário.

Da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania