Estado realiza entrega virtual de medalhas do mérito ambiental paulista

Honraria da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente é destinada a quem prestou relevantes serviços ao setor no estado

sex, 05/06/2020 - 11h22 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/SIMA

Nesta quinta-feira (4), véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente, a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) realizou a entrega virtual de nove medalhas “João Pedro Cardoso do Mérito Ambiental Paulista”. O reconhecimento é destinado às personalidades que se destacaram de maneira relevante na contribuição para a educação, preservação e recuperação ambiental no estado de São Paulo.

A cerimônia, realizada por videoconferência, agraciou o médico veterinário sanitarista Paulo Magalhães Bressan; o engenheiro sanitarista Pedro Penteado de Castro Neto (in memorian); a funcionária mais antiga do Sistema Ambiental Paulista, Olga Pisaneschi Rodrigues; a ambientalista Marcia Hirota; o arquiteto Fernando Chucre; o sargento da Polícia Ambiental Militar, Júlio Cesar Silva do Nascimento; o professor e presidente da Fundação Florestal, Gerd Sparovek; o  jornalista José Hamilton Ribeiro;  e o guarda-parque da Estação Ecológica Juréia-Itatins, Manoel Messias dos Santos.

A reunião foi conduzida pelo titular da SIMA, secretário Marcos Penido, que citou o trabalho, dedicação e principais conquistas de cada homenageado. O gestor frisou também que, após o fim da pandemia, faz questão de entregar pessoalmente a medalha. “É esse conjunto de ações que geram um grande resultado em benefício de toda a nossa sociedade e ao meio ambiente”, disse.

“Essa é a honraria mais importante que eu recebi, tem um valor enorme, um motivo de orgulho muito grande e, por isso, a divido com vocês”, complementou o veterinário Paulo Bressan.

“É uma honra muito grande esse prêmio, isso é resultado de um trabalho não só meu, mas de toda a equipe da SOS Mata Atlântica”, comentou a ambientalista Marcia Hirota.

Sustentabilidade

Além dos homenageados, participaram também do evento o subsecretário de Meio Ambiente da SIMA, Eduardo Trani; o diretor-executivo da Fundação Florestal, Rodrigo Levkovicz; o diretor-geral do Instituto Florestal, Luis Alberto Bucci. O jornalista José Hamilton não pôde participar da celebração e o engenheiro Pedro Penteado foi representado por sua filha Marcela Penteado de Castro.

“É muito bom poder trabalhar nessa área, promover o desenvolvimento social com sustentabilidade ambiental, isso é um privilégio”, registrou o presidente da Fundação Florestal, Gerd Sparovek.

A proposta, publicada em setembro de 2019 no Diário Oficial, foi formulada pela SIMA com o apoio do Conselho Estadual da Ordem do Ipiranga.

Medalha João Pedro Cardoso

O Governo do Estado instituiu a medalha em 2002 para homenagear instituições públicas e privadas, personalidades civis, eclesiásticas e militares que tenham contribuído para a educação, preservação e recuperação ambiental de São Paulo ou, de algum modo, colaborado para o sucesso e incentivo dessas ações.

João Pedro Cardoso (1871 – 1957) foi uma figura pública paulista importante na primeira metade do século XX, atuando principalmente como pesquisador e diretor da Comissão Geográfica e Geológica (CGG) entre 1905 e 1931.

Lá, realizou diversos trabalhos de levantamentos cartográficos e estudos detalhados de geografia, geologia, climatologia, botânica, hidrografia e zoologia. Seu trabalho serviu de base para a ocupação territorial das áreas até então consideradas “desconhecidas” no estado de São Paulo. Foi o responsável pela realização da primeira Festa das Árvores realizada no país, ocorrida em 7 de junho de 1902, na cidade de Araras.

As biografias dos homenageados podem ser conferidas no site da SIMA.