Estado promove audiência pública sobre uso da Floresta Estadual de Bebedouro

Município do interior de São Paulo deve administrar uma área de 94 hectares localizada na entrada da cidade

qua, 22/07/2020 - 16h20 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente

O Instituto Florestal (IF), órgão ligado à Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), realizou na última quarta-feira (15) uma audiência com a comunidade científica para discutir a proposta de permissão de uso da Floresta Estadual de Bebedouro pelo município. A concessão é a título precário e gratuito pelo prazo de 30 anos dos 94,27 hectares de área.

“Estou absolutamente satisfeito com a audiência. Essa somatória de esforços na parceria consistente com a prefeitura trará benefícios para a população e meio ambiente”, disse o diretor-geral do IF, Luiz Alberto Bucci.

A área será destinada para a promoção de atividade de uso público, educação, recreação, lazer e turismo. As pesquisas em andamento no território não sofrerão qualquer alteração e a outorga é revogável a qualquer tempo.

“A floresta possui uma localização estratégica na entrada do município. Será um avanço para o turismo da região. Já temos projetos com instituições e iniciativa privada para desenvolver o lazer e a educação ambiental no local”, comentou o representante da Prefeitura, Rogério Valverde.

Reflorestamento

A unidade foi fundada em 1928 pelo então governador Júlio Prestes com a finalidade de produzir e distribuir mudas oriunda da capital para fins de reflorestamento com espécies nativas e exóticas.

“Temos ótimos exemplos de outras áreas que também foram concedidas para prefeituras. São exemplos de gestão compartilhada, onde quem ganha é o cidadão com a inclusão social em um local bem cuidado para fazer contato intenso com a natureza”, destacou o subsecretário de Meio Ambiente, Eduardo Trani.

A audiência foi conduzida pelos técnicos do IF Jose Luiz Carvalho e Elaine Rodrigues. Com a aprovação, o projeto segue agora para análise do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema).