Programa Via Rápida Expresso: mais de 1.700 reeducandos qualificados

Nesta etapa serão contemplados 40 municípios paulistas, desde a capital até o extremo oeste do Estado

seg, 17/07/2017 - 10h07 | Do Portal do Governo

Durante o mês de julho, 67 escolas da rede pública estadual vão ganhar um novo visual. A tarefa é realizada por 1.720 reeducandos do regime semiaberto que foram selecionados para receber qualificação profissional por meio do Programa Via Rápida Expresso, que oferece aulas práticas de pintura em prédios públicos.

Os cursos possuem dois módulos, divididos em 25 horas de aulas teóricas e 75 horas de práticas. As cidades foram escolhidas de acordo com a demanda de reeducandos na região. Na rede estadual, sempre nos meses que antecedem a volta às aulas, os prédios recebem serviços de manutenção e limpeza. Nesta etapa serão contemplados 40 municípios paulistas, desde a Capital até o extremo oeste do Estado.

O projeto, iniciado em 2016, profissionalizou 1.550 presos e contemplou 48 escolas em todo o Estado. O sucesso da iniciativa garantiu a sua ampliação. Em todo o ano de 2017, serão qualificados 2.720 reeducandos e beneficiadas 115 escolas.

A ação é uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (SDECTI), a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e Secretaria de Estado da Educação (SEE).

Os municípios contemplados no mês de julho são: Álvaro de Carvalho, Araçatuba, Atibaia, Avaré, Bauru, Bragança Paulista, Campinas, Franco da Rocha, Guarulhos, Hortolândia, Iaras, Itaí, Itapetininga, Itirapina, Jaú, Lucélia, Marília, Mirandópolis, Mococa, Mogi Guaçu, Mongaguá, Ourinhos, Pacaembu, Piracicaba, Pirajuí, Pontal, Porto Feliz ,Potim, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, São Vicente, Sorocaba, Sumaré, Tremembé e Valparaíso.

Sobre o Via Rápida Expresso
O Via Rápida Expresso é uma modalidade do Programa Via Rápida que tem como objetivo oferecer cursos de curta duração, na área da construção civil (pintores), para presos do regime de semiliberdade, internos em regime semiaberto da Fundação Casa e trabalhadores desempregados.

Em 2016, a iniciativa ofereceu 10 mil vagas para o Via Rápido Expresso e outras 10 mil para o Via Rápida Econômico. Já o Via Rápida Emprego qualificou profissionalmente mais de 230 mil pessoas em todo Estado, por meio das 28 unidades móveis e classes descentralizadas.