Estado promove workshop sobre gás e petróleo

Evento começa na segunda-feira, 24, e vai até 12 de dezembro, reunindo experiências e expectativas para o setor

sáb, 22/11/2008 - 10h47 | Do Portal do Governo

Ações capazes de promover a ampliação dos benefícios econômicos e sociais das atividades ligadas à exploração de petróleo e gás natural no Estado serão tema de uma série de workshops que começa segunda-feira, 24, e vai até o dia 12 de dezembro. Serão promovidos pela Comissão Especial de Petróleo e Gás Natural (Cespeg), da Secretaria Estadual de Desenvolvimento. O objetivo do encontro é colocar em discussão, frente à sociedade civil, as questões levantadas pelos grupos de trabalho da Cespeg, com foco na troca de experiências entre os setores diretamente envolvidos no tema, o que permitirá a participação de número maior de agentes nos trabalhos da comissão. Durante o evento também serão divulgadas as ações que estão sendo desenvolvidas pelo Estado nesse campo.

Eis a relação dos workshops:

24/11 – Cadeia de Fornecedores

O primeiro workshop da série será realizado na sede da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) e abordará o desenvolvimento da cadeia de fornecedores para os trabalhos de exploração petrolífera. O encontro pretende apontar as demandas atuais, barreiras e cenários futuros, com a próxima exploração da Bacia de Santos e do pré-sal, junto aos fornecedores de bens e equipamentos. A partir daí, cuidar da formulação de um plano que facilite o desenvolvimento e inserção das empresas paulistas no mercado, com o objetivo de viabilizar novas formas de estímulo à atividade industrial e de pesquisa no Estado.

Apresentações: Cenários de demanda e gargalos para a cadeia de fornecedores da indústria de petróleo e gás, por Bruno Musso (Onip); Avanços e desafios dos fornecedores paulistas, por Nelson Delduque (Abimaq/Abinee), e Avaliação dos fornecedores nacionais, por Paulo Alonso (Petrobras/Prominp).

25/11 – Impactos Econômicos e Fiscais

O workshop que irá debater os potenciais impactos econômicos e fiscais será realizado no salão nobre da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Seu objetivo é debater o estímulo econômico promovido pelas atividades de produção e propor ações para a aplicação equilibrada e sustentada dos recursos obtidos com os royalties.

Apresentações: Atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural sob o modelo regulatório vigente e seus efeitos econômicos, por Getúlio da Silveira Leite (IBP);  ANP – Participações governamentais e de terceiros na lei do petróleo; e Atuação do IBGE na questão dos royalties do petróleo.

27/11 – Infra-Estrutura e Escoamento

O tema Infra-Estrutura Geral e de Escoamento será debatido em workshop na Universidade de São Paulo (USP). Incluirá o estudo do planejamento de infra-estrutura e avaliará os tipos de investimentos e melhorias que deverão ser feitos em portos, aeroportos, terminais marítimos, rodovias e ferrovias, levando em consideração o uso da Rede Paulista de Dutos e o Plano Diretor de Dutos da Petrobras nas opções de escoamento.

Apresentações: Infra-estrutura e logística para suprimento da exploração de petróleo e gás, por Eduardo Diniz Prallon (Petrobras); Investimentos em infra-estrutura identificados pela iniciativa privada, por Marcelo Corrêa (Abdib/Onip/Abemi); e Secretaria Estadual dos Transportes: projetos em execução ou previstos pelo Governo do Estado de São Paulo, por Sílvio Aleixo.

1/12 – Pesquisa e Inovação Tecnológica

O tema Pesquisa e Inovação Tecnológica será discutido durante workshop na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Terá como meta debater as necessidades de pesquisa e inovação para as empresas concessionárias de exploração e produção de petróleo e para as indústrias fornecedoras de bens, materiais, peças, máquinas e equipamentos. Identificará formas de facilitar o acesso a recursos financeiros para pesquisas de alto valor agregado, tais como corrosão de materiais em condições exploratórias, novos compostos e reservatórios carbonatados.

Apresentações: Mapeamento das demandas tecnológicas da Petrobras, por Kazuioshi Minami (Petrobras); Perspectivas e cenários tecnológicos para as indústrias do setor de petróleo e gás, por Raimar van den Bylaardt (IBP); e Recursos e fontes de financiamento para a pesquisa no setor de petróleo e gás, por Osvair Vidal Trevisan (Unicamp).

3/12 – Construção Naval

O workshop que debaterá esse tema será realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Focalizará as ações para a viabilização da instalação de novos estaleiros, supply houses e estruturas de apoio à construção e reparo de cascos e plataformas, além da articulação com concessionárias na Bacia de Santos para orientar a demanda junto aos fornecedores paulistas.

Apresentações: Cenários e potencialidades para São Paulo, por Marcos Pinto (Engenharia Naval – USP); Demandas atuais e futuras do setor brasileiro de petróleo e gás natural, por Antônio Carlos Alvarez Justi (Petrobras); Situação atual da indústria naval brasileira, por Augusto Mendonça (Sinaval).

4/12 – Formação da Mão-de-obra

Também será realizado na sede da Fiesp, para debater as principais demandas por formação de mão-de-obra, como a estruturação de cursos e grades curriculares que melhor capacitem os interessados. Inclui-se aí a possibilidade de expansão da oferta de formação técnica e superior pelo Centro Paula Souza, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento, que administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Escolas Técnicas (Etecs).

Apresentações: Realizações, desafios em São Paulo e cenários futuros, por José Renato Ferreira de Almeida (Prominp); Demandas de profissionais e a formação de mão-de-obra do setor de petróleo e gás, por Joaquim Passos Maia (Abemi); Atuação do Senai-SP no campo da indústria de petróleo e gás, por Claudemir Facco de Oliveira (Senai-SP).

12/12 – Impactos Regionais (sociais, urbanos e ambientais)

Será realizado em Santos, no campus Vila Mathias da Universidade Paulista (Unip). Terá como objetivo analisar os principais impactos nas formas de uso e ocupação do solo, meio ambiente e demandas por equipamentos públicos (educação, saúde e transporte público) nas áreas próximas às estruturas de exploração e produção de petróleo e gás natural no litoral paulista. União de esforços

A Comissão Especial de Petróleo e Gás Natural (Cespeg) foi criada em setembro de 2008, com o objetivo de analisar os efeitos positivos e negativos das atividades relacionadas à exploração de petróleo e gás natural em São Paulo, além de propor ações para o desenvolvimento dessa atividade no Estado.

Coordenada pelo governador do Estado, trabalha para consolidar a inteligência do petróleo em São Paulo, potencializar os benefícios econômicos e sociais das atividades de exploração, atender às demandas da cadeia produtiva do setor, fortalecer o parque industrial para responder prontamente à nova demanda e ampliar a pesquisa tecnológica e de inovação.

A Cespeg conta com a participação de pesquisadores, entidades empresariais, universidades, instituições da sociedade civil, prefeituras e oito secretarias de Estado, que atuam com base em nove eixos estruturantes, com a meta de tornar o Estado de São Paulo referência mundial em bioenergia, petróleo e gás natural.

SERVIÇO

Workshops da Comissão Especial de Petróleo e Gás Natural (Cespeg)

Data: 24/11 a 4/12

Horário: 8h30 às 12h30

Inscrições: www.desenvolvimento.sp.gov.br/programas/comissaopgn/workshops/inscrições

Da Secretaria de Desenvolvimento

(I.P.)