Estado promove sessão de cinema para população de S. Luiz do Paraitinga

Evento, gratuito, acontece neste sábado, 9, e domingo, 10, no Alto do Cruzeiro

sáb, 09/01/2010 - 11h53 | Do Portal do Governo

A Secretaria Estadual de Cultura e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Estado de São Paulo (Cedec), em parceria com a prefeitura de São Luis do Paraitinga, promovem neste final de semana sessões gratuitas de cinema para a população do município.

Serão projetados filmes de Amácio Mazzaropi neste sábado, 9, e domingo, 10, na escola Marselha, localizada no Alto do Cruzeiro. Em ambos os eventos, que começam às 20h, haverá distribuição de doces e balas para as crianças.

Assistência

O Governo de São Paulo tem mobilizado centenas profissionais da Defesa Civil, Corpo de bombeiros, Polícia Militar, agentes de saúde e geólogos para auxiliar a população vitimada pelas chuvas que atingiram São Luiz do Paraitinga e outras cidades da região do Vale do Paraíba. Uma força-tarefa com 15 viaturas, 11 embarcações, além de equipes do Comando de Policiamento Ambiental, Comando de Policiamento Rodoviário e Comando do Policiamento do Interior-1. Quatro helicópteros – dois da Polícia Militar e dois do Exército – participaram das ações de resgates na região.

Logo após as enchentes, o governador José Serra sobrevoou a região de helicóptero e acompanhou pessoalmente os trabalhos em São Luiz do Paraitinga, uma das áreas mais afetadas pelas chuvas. “Estamos dando assistência em saúde, alimentação e água potável. O importante é resolver a situação de curto prazo. Mais adiante, o Estado vai ajudar na reconstrução do centro histórico de São Luiz do Paraitinga, que é um patrimônio não só do município, mas do Estado e também do Brasil”, completou.

A distribuição de cobertores, cestas básicas e material de limpeza às vítimas vem sendo realizada pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec). A Secretaria da Saúde destinou remédios e equipes médicas para auxiliar a população. A distribuição de copos de água potável e cloro para desinfecção estão sendo feitas pela Sabesp. A desobstrução das vicinais próximas a São Luiz do Paraitinga está a cargo do Departamento de Estadas e Rodagem (DER).

A Secretaria de Saneamento e Energia, por meio do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), enviou pás-carregadeiras, caminhões basculantes e escavadeiras hidráulicas para os municípios atingidos. Outras medidas da Secretaria são a prestação de serviços para reconstrução de obras hidráulicas e a fiscalização das barragens existentes nos locais.

Todos os quartéis da Polícia Militar estão recebendo doações de alimentos não perecíveis, água, roupas, leite de caixinha e colchões. A arrecadação será posteriormente entregue às famílias prejudicadas.

Não há mais áreas alagadas na cidade de São Luiz do Paraitinga, mas o nível do rio ainda está acima do normal. Desde que o nível das águas baixou, a limpeza das ruas, principalmente no Centro Histórico, começou a ser feita.

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo