Estado promove exposição de artesanato feito por dependentes químicos

Mostra acontece nesta terça-feira, 28, no Conjunto Nacional, em São Paulo

seg, 27/06/2011 - 18h00 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, promove nesta terça-feira, 28, no Conjunto Nacional, uma exposição de artesanato produzido pelos pacientes em tratamento de dependência química no Cratod (Centro de Referência em Álcool, Tabaco e outras Drogas), unidade da pasta localizada no bairro da Nova Luz. Os itens expostos estarão à venda.

O evento, que marca a comemoração dos nove anos do Cratod, é resultado de ações desenvolvidas pela Associação Vida Ativa, formada no centro de referência por pacientes e funcionários, voltada à reinserção profissional e social de pessoas que se afastaram do mercado de trabalho devido ao uso de drogas. Todos os itens foram feitos por pacientes em oficinas terapêuticas no local.

Entre os produtos expostos estarão objetos de papel reciclado (blocos, envelopes, agendas), tapetes, almofadas, colares, cachecóis, entre outros.
“Parte da renda obtida com a venda dos produtos será utilizada para repor o material utilizado na fabricação. O restante irá para o paciente que o confeccionou. Essa ação é de fundamental importância para o resgate da autoestima e da cidadania dessas pessoas.”, diz Marta Jezierski, diretora do Cratod.

Além da exposição, profissionais do Cratod estarão no local para esclarecer dúvidas e fornecer orientações para o público sobre o tratamento contra a dependência em drogas. “O evento busca conscientizar a população sobre como as drogas são prejudiciais não apenas à saúde, mas em todos os aspectos, inclusive no âmbito profissional”, afirma a diretora do centro de referência. 

A exposição acontece das 9h às 14h, no piso térreo do Conjunto Nacional, que fica na avenida Paulista, 2.073, próximo à estação Consolação do Metrô.
 
Da Secretaria da Saúde