Estado promove Encontro Paulista de Museus

Entre os destaques da programação, está o lançamento do Código de Ética do Conselho Internacional de Museus (Icom) em versão oficial para todos os países de língua portuguesa

qua, 17/06/2009 - 11h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Cultura inicia nesta quarta, 17, no Memorial da América Latina, o Encontro Paulista de Museus. O encontro, que segue até 19 de junho, coloca em discussão questões relativas à gestão e à política das instituições museológicas no Brasil. Estão programadas palestras e mesas-redondas sobre temas como “Sustentabilidade para Museus”, “Planejamento Estratégico” e “Leis de Incentivo à Cultura e os Museus”. 

Autoridades da área foram convidadas a apresentar suas experiências, como o diretor do Museu de Ciência de Barcelona, Jorge Wagensberg, que realiza uma conferência sobre o panorama dos museus no mundo. Entre os nomes presentes na programação, estão o de Ronaldo Bianchi, Secretário Adjunto de Estado da Cultura; Marcelo Araújo, diretor da Pinacoteca do Estado; Carlos Augusto Calil, Secretário Municipal de Cultura; André Sturm, coordenador da Unidade Fomento e Difusão de Produção Cultural da Secretaria de Estado da Cultura; Roberto Nascimento, coordenador de fomento do Ministério da Cultura; Leonel Katz, diretor do Museu do Futebol; e Luciana Sepúlveda, diretora do Observatório de Museus da FIOCRUZ. 

“O Encontro oferece a possibilidade de debater as estratégias e soluções para inserir os museus nas pautas prioritárias da cultura paulista. É um evento que trará benefícios para todos os cidadãos, assim como para aqueles que herdarão os nossos legados”, afirma o Secretário de Estado da Cultura, João Sayad.

Um dos objetivos do Encontro é colocar em prática as metas do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (Sisem-SP), criado pela Secretaria para reunir os museus localizados no Estado, articulando suas ações e promovendo intercâmbio entre eles. Atualmente, o Sisem congrega 449 museus em todo o Estado.

O lançamento do Código de Ética do Conselho Internacional de Museus (Icom) em versão oficial para todos os países de língua portuguesa é um dos destaques da programação. Criado na França, em meados da década de 1980, o código define parâmetros para o funcionamento dos museus, assim como para o trabalho dos profissionais da área. A nova versão segue as regras do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, e foi preparada por integrantes brasileiros e estrangeiros da instituição. O lançamento acontece 17 de junho, às 19h. 

Serviço

Encontro Paulista de Museus
De 17 a 19 de junho – das 9h às 19h
Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Metrô Barra Funda, São Paulo
Programação: http://www.abacai.org.br/encontro_museus/index.php   

Da Secretaria da Cultura