Estado promove ações no Festival de Inverno de Campos do Jordão

Evento terá teor ecológico, com compensação ambiental e promoções no Horto Florestal

ter, 12/07/2011 - 18h00 | Do Portal do Governo

Campos do Jordão é uma das maiores rotas turísticas do Brasil durante o inverno. Em julho, a cidade sedia o Festival Internacional de Campos do Jordão. Esse ano é a 42ª edição do maior e mais importante festival de música clássica da América Latina. O governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SMA) apoia institucionalmente o evento e promove durante esse mês diversas ações no município. Entre elas, por meio do Instituto Florestal – IF, a pegada ecológica e a compensação ambiental das emissões da festividade.  

A grande novidade do Festival de Inverno 2011 é a compensação ambiental das esmissões de CO2. A SMA, por meio do IF, vai calcular a pegada ecológica e vai realizar a sua mitigação. Entre as ações previstas para a compensação ambiental está a criação do Bosque da Música, no Parque Estadual de Campos do Jordão, sob a gestão da Fundação Florestal. E ainda o fomento ao ecoturismo, ao divulgar o Parque Estadual de Campos do Jordão, uma das grandes atrações locais, e a Pedra do Baú, primeiro monumento natural do estado, localizado entre a cidade e São Bento do Sapucaí.  

Bosque da Música  

No dia 17, domingo, às 11 horas, haverá a inauguração do Bosque da Música. Essa é umas das primeiras medidas de compensação dos gases emitidos pelo evento. Os 164 bolsistas presentes ao Festival e as autoridades participarão do plantio simbólico de 175 árvores, que serão plantadas na Primavera.  

Cada árvore será identificada com o nome do bolsista, seu País de origem, o instrumento tocado e a espécie da árvore plantada. “Com essas ações queremos integrar o Parque ao Festival e fomentar a educação ambiental entre participantes e turistas, além de aproximá-los do Horto, uma das grandes atrações de Campos do Jordão”, afirmou o secretário Bruno Covas.  

Também durante o evento, haverá o lançamento de novos sites de ecoturismo, o Trilhas de São Paulo e o Roteiro de Mergulhos. Os sites com os passaportes, distribuídos em Campos do Jordão, visam divulgar os pontos de turismo ecológicos no Estado.  

Eco trilhas  

No sábado, dia 30, às 8 horas, a SMA e a empresa Trailway promovem o 1º Encontro de Jipeiros em Campos do Jordão. A ação visa a conscientização e educação ambiental para os trilheiros. Também foi realizada uma parceria da Secretaria com a prefeitura de São Bento do Sapucaí que promoverá palestras sobre ecoturismo, preservação ambiental e trilha responsável. A eco trilha começará em São Bento do Sapucaí e terminará em Campos do Jordão.   

Coleta seletiva  

Para fomentar a sustentabilidade durante o Festival, a SMA disponibilizou lixeiras de coleta seletiva. Todas identificadas com o tipo de material.  

O Festival de Campos do Jordão é uma realização do Governo do Estado, da Tom Jobim – Escola de Música do Estado de São Paulo e da Santa Marcelina Cultura.  

Da Secretaria do Meio Ambiente