Estado participa de evento que abre calendário do turismo nacional

O estande paulista mostrou alguns dos principais destinos turísticos durante o 13° encontro de agentes de viagem

dom, 24/02/2008 - 8h45 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo participou do maior encontro de agentes de viagem do Brasil – Workshop CVC – abrindo o calendário do turismo nacional. O estande paulista mostrou alguns destinos disponíveis neste 13° Encontro que aconteceu no Expo Center Norte, Capital, em especial o das comemorações do Centenário da Imigração Japonesa.

O secretário Claury Alves da Silva esteve no estande paulista e pode observar todas as manifestações da colônia que envolvem o Centenário descritas em um calendário distribuído aos visitantes. Jovens da colônia japonesa fizeram sucesso com o “mangá”, isto é, desenhos e caricaturas de públicos interessados.

Além da homenagem que o estande paulista fez à colônia japonesa, São Paulo mostrou a Rota da Liberdade que mapeia os passos dos negros africanos e seus descendentes em terras brasileiras. Compreende o Litoral Norte de São Paulo, assim como o Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira que assistiram o ‘ir e vir’ dos negros em suas terras, em diferentes momentos históricos.

Outro destino oferecido ao público foi o Roteiro das Fazendas Históricas Paulista, um roteiro com grande importância no Turismo Rural, pois a visitação nessas fazendas agregam os valores do campo e o resgate histórico e cultural, pois tratam-se de fazendas dos séculos 18, 19 e 20.

Outro destaque foi a participação do Circuito das Frutas ( Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo) que exibiu todos os produtos oriundos da região: frutas, licores, geléias, vinhos e cachaça.

Também presente no estande paulista, as atrações do Pólo Cuesta (Anhembi, Areiópolis, Bofete, Botucatu, Conchas, Itatinga, Paranapanema, Pardinho, Pratânia e São Manuel), além de Campos de Holambra, distrito de Paranapanema, centro de produção de flores que recebeu os imigrantes holandeses na década de 60.

Da Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Turismo

(C.C.)