Estado participa de encontro de capacitação para definir rotas de descarbonização

Reunião teve objetivo de apresentar o contexto dos compromissos frente aos temas globais que envolvem mudanças do clima

dom, 03/11/2019 - 10h44 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Infraestrutura e Meio Ambiente

Os membros dos Grupos de Trabalho do Clima e o de Biodiversidade que representam todas as áreas e instituições da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) estiveram presentes na reunião inaugural, realizada nesta quarta-feira (30).

O encontro teve como principal objetivo apresentar o contexto dos compromissos globais, estaduais e também da pasta frente aos temas que envolvem as mudanças do clima e da biodiversidade, com vistas à incorporação nos programas, projetos, ações, produtos e narrativas.

Na ocasião, foi realizada uma videoconferência com a equipe técnica do The Climate Group, que, em parceria com a Winrock International, apresentou aos grupos de trabalho os “Princípios básicos da Contabilização no Setor de Energia e AFOLU – Agricultura, Florestas e Uso da Terra”.

Parceria

A capacitação está inserida no contexto do Projeto “Trajetória de Descarbonização 2030”, elaborado pelas empresas parceiras do The Climate Group. No início deste ano, São Paulo foi escolhida como uma das regiões para elaboração do projeto, que abrange sete estados em quatro países: México, Brasil, Argentina e Peru.

Como a SIMA é integrante do The Climate Group, a secretaria está envolvida no levantamento de dados que subsidiarão a construção do projeto “Trajetória de Descarbonização”, juntamente com outros atores. Os resultados serão apresentados e negociados pelos dois Grupos de Trabalho (Clima e o da Biodiversidade), com a coordenação da AINt.

Trata-se da 1ª Reunião dos Grupos de Trabalho do Clima e o de Biodiversidade, designados pela Deliberação nº 01, de 11 de outubro de 2019, no âmbito do Comitê de Integração de Políticas Globais de Desenvolvimento Sustentável – CIPOG (Resolução SIMA 33 de 14.05.2019). O encontro foi coordenado pela assessora Internacional da secretaria, Jussara de Lima Carvalho.

Integração

O ano de 2020 é o limite para a meta de redução de gases do efeito estufa (GEE) da Política Nacional sobre Mudança do Clima (PEMC) e para contabilização das metas de Aichi, que dizem respeito à conservação da Diversidade Biológica. A integração das políticas globais com o Sistema Ambiental Paulista foi iniciada no ano passado e resultou em um relatório de atividades, com propostas de planos de ação para continuidade, que serão analisados pelos membros atuais dos Grupos de Trabalho (GTs).

Caberá ao Comitê de Integração (CIPOG) a aprovação dos Planos de Ações dos GTs, dentro das atribuições da SIMA, tendo por base a Política Estadual de Mudanças Climáticas (PEMC); das Metas de Aichi e da Agenda Pós-2020/CDB, assim como da Agenda 2030, relativa aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).