Estado oferece gestão hospitalar ao pessoal de santas casas

Com 18 meses de duração, o curso beneficiará 167 profissionais das Santas Casas

sex, 22/08/2008 - 9h39 | Do Portal do Governo

O governo paulista oferece curso de pós-graduação gratuito destinado aos funcionários com nível superior que atuam em Santas Casas e hospitais filantrópicos do Estado. O Curso de Especialização em Administração Hospitalar é fruto de parceria com a Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp) e a Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, mantenedora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia.

Com 18 meses de duração, o curso beneficiará 167 profissionais que trabalham nas Santas Casas. As primeiras aulas ocorreram nos dias 15 e 16, em São Paulo e Ribeirão Preto. Hoje e amanhã (23), serão iniciadas as turmas dos outros dois municípios que abrigarão a especialização: Campinas e Marília. O projeto inicial previa 120 vagas, mas a procura superou as expectativas.

Videoconferência – O objetivo da especialização é capacitar os profissionais dos hospitais filantrópicos em assuntos como gerenciamento de serviços de saúde, marketing, informação, recursos humanos, serviços operacionais e de apoio, atendimento direto ao paciente, suprimentos, custos, legislação, além de gestão financeira e orçamentária. Serão 15 módulos com ênfase em gestão hospitalar, além de metodologia científica, seminários e orientação para monografia.

Os custos do aprendizado ficarão por conta da Secretaria de Estado da Saúde, que supervisionará o conteúdo programático e o cumprimento da jornada de 360 horas pelos alunos. O investimento, de R$ 1 milhão, abrange também a transmissão de aulas por videoconferência para médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos e funcionários administrativos em nove hospitais beneficentes do Estado e na própria Fehosp. As Santas Casas e entidades filantrópicas respondem por quase 60% das internações realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em São Paulo.

Próximas aulas inaugurais da pós-graduação

• Regional Marília

Data: hoje, às 19 horas

Local: Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Marília

Avenida Vicente Ferreira, 828 – Bairro Cascata• Regional Campinas

Data: amanhã (23), às 8 horas

Local: Hotel Nacional Inn

Avenida Benedicto Campos, 35 – Jardim do Trevo

Da Secretaria da Saúde e da Fehosp

(M.C.)