Estado oferece curso piloto em Serviços Judiciários com parceria do Tribunal de Justiça

Ao todo, serão oferecidas 80 vagas em curso voltado a funcionários do Judiciário paulista

seg, 23/10/2006 - 20h14 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo e o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Celso Luiz Limongi, visitaram na tarde desta segunda-feira (23/10), a escola Estadual Dra. Maria Augusta Saraiva, na Bela Vista, que passa a sediar o Curso de habilitação Técnico em Serviços Judiciários, direcionado a funcionários do Judiciário paulista.

Docentes do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza elaboraram a grade curricular do novo curso piloto, que tem duração de um ano e meio e começa em fevereiro de 2007. Ao todo, serão oferecidas 80 vagas no período noturno, com disciplinas divididas em três módulos de aulas teóricas e práticas, num total de 960 horas-aula. 

Além de ceder o espaço físico, o governo de São Paulo vai disponibilizar professores do Centro Paula Souza, que ministrarão aulas no espaço cedido pela própria escola Estadual Dra. Maria Augusta Saraiva, na Bela Vista. Ainda nesta semana, os professores do Centro Paula Souza participam de um novo encontro com técnicos do Tribunal de Justiça para pequenos ajustes na grade inicial apresentada.

Segundo o Tribunal de Justiça, as inscrições para o novo curso começam em novembro, em data ainda não definida.

Lembo, Celso Limongi e a secretária estadual da Educação, Maria Lúcia Vasconcelos, visitaram as instalações onde irá funcionar o novo curso, acompanhados pela diretora do Centro Paula Souza, professora Laura Laganá.

Na ocasião, o governador Cláudio Lembo e a secretária da Educação descerraram placa que marca a entrega das obras de ampliação do prédio.

O objetivo das obras na unidade escolar é atender a demanda de alunos da região. Foram construídas mais quatro salas de aula e uma de informática. Antes da reforma, parte do espaço usado na ampliação era utilizada como garagem da frota da Secretaria da Educação.

As obras, encerradas na primeira quinzena deste mês começaram em agosto. No próximo ano letivo, as novas salas atenderão aos alunos da região que deixaram as Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs).

Sobre a escola

A escola foi criada em 1890 com o nome de Grupo Escolar da Bela Vista.  Em dezembro de 1964, passou a chamar-se Maria Augusta Saraiva. Atualmente conta com biblioteca, videoteca, laboratório de informática, e salas de leitura, tevê e vídeo.  Atende setecentos alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental (5ª a 8ª séries), nos períodos manhã e tarde.

No subsolo ficam as salas de vídeo e de informática, a biblioteca, refeitório, cozinha e duas salas de aula. O prédio, que já abrigou um antigo hospital, foi tombado em 16 de março de 2002.  Atualmente, a rede estadual paulista conta com 150 prédios escolares tombados, construídos entre 1890 e 1920.

Veja a íntegra dos três módulos do curso e o cronograma completo com as disciplinas.