Estado libera R$ 6 milhões para ampliar Hospital São Paulo

O Hospital São Paulo é o segundo do Estado, depois do Hospital das Clínicas

qui, 12/07/2007 - 18h55 | Do Portal do Governo

O Governo Estadual anunciou na tarde desta quinta-feira, 12, um repasse de R$ 6 milhões à Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), mantenedora do Hospital São Paulo. “O Hospital São Paulo é o segundo do Estado, depois do Hospital das Clínicas. Isso dá uma idéia do volume de atendimentos, é uma imensidão”, afirmou o governador José Serra, durante o evento realizado no Palácio dos Bandeirantes. A verba será empregada na reforma, adequação e modernização de quatro andares da instituição. “Temos certeza de que esse recurso será bem empregado”, disse Serra.

Os recursos do Tesouro do Estado, repassados por meio de termo aditivo ao convênio com o SUS, vão possibilitar a reforma da unidade de neurologia, neuroclínica e UTI, além de outros três andares onde funcionam o centro obstétrico e neonatal, a unidade de pediatria, infectopediatria e UTI pediátrica e unidades de cardiovascular e de pós-operatório.

Segundo a direção do hospital, 92,3% dos atendimentos são destinados à Grande São Paulo. Outros 5,3% são para o interior, além de 2,4% para outros Estados. “Hoje nós atendemos 4 mil pacientes por dia nos nossos ambulatórios e 1,2 mil pacientes diariamente no nosso pronto-socorro”, dimensionou Ulysses Fagundes Neto, reitor da Unifesp.

Para ele, a assinatura do convênio permitirá ao Hospital manter um padrão público de qualidade. Segundo Ulysses, a unidade apresenta problemas sérios em suas instalações, que foram construídas em 1940 e não estão totalmente adequadas às necessidades tecnológicas de infra-estrutura. “Entendemos que nossa missão é atender e atender bem, com dignidade, a população. Não fazemos filantropia nem caridade, é um dever. E é um direito do cidadão ir a nossas portas em busca de uma atenção de qualidade”, completou o reitor.

Hospital

O primeiro hospital-escola do Brasil conta com 8 mil metros quadrados de área construída e oferece 784 leitos, sendo 646 gerais, 97 de UTI, 18 de isolamento e 23 de Hospital Dia (internação para procedimentos em um único dia). Uma equipe de 1,2 mil médicos (dos quais 400 são docentes e outros 799 funcionários) realiza uma série de serviços. Entre eles, audiologia/otologia, nefrologia, hemoterapia, cirurgia bariátrica e transplante.

Regina Amabile