Estado libera R$ 1,2 mi para garantir água em Aparecida

Montante será destinado a garantir o fornecimento de água durante a visita do Papa Bento XVI

qui, 05/04/2007 - 19h41 | Do Portal do Governo

Para garantir o fornecimento de água durante a visita do Papa Bento XVI à cidade de Aparecida, em 11 de maio, a Secretaria de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo assinou nesta quinta-feira (5/4) um convênio com a prefeitura do município com objetivo de construir um novo reservatório.

O repasse de R$ 1,235 milhão é do Tesouro do Estado, por meio de liberação de recursos do Sanebase, programa de apoio aos municípios não atendidos pela Sabesp. Nessa obra, a Sabesp será responsável pelo acompanhamento técnico, vistorias e por prestar todo o apoio à prefeitura.O convênio assinado entre a secretária Dilma Pena, o prefeito José Luiz Rodrigues e o presidente da Sabesp, Gesner Oliveira, permitirá a compra de um reservatório metálico para armazenar 1.500 m³ de água.

Hoje, a capacidade de reservação de água em Aparecida é de 3.500 m³, mas o sistema está no limite, por causa da população flutuante. Nos picos de consumo, o abastecimento chega a ser interrompido. Está prevista, ainda, a construção de uma adutora de 1,6 km para ligar o novo reservatório ao sistema de distribuição de água em Aparecida.Segundo Dilma Pena, o evento em Aparecida pretende reunir mais de 500 mil pessoas em um só dia, e a reservação de água atual da cidade não daria conta.

“O prefeito solicitou ajuda e, prontamente, o Estado se mobilizou, por meio da Secretaria e Sabesp, cumprindo sua política de saneamento e função social de assegurar água potável em quaisquer momentos e circunstâncias”. A partir de hoje, portanto, a prefeitura de Aparecida pode iniciar a licitação das obras em caráter de emergência. 

Aparecida

A cidade é sede da Basílica Nacional de Nossa Senhora de Aparecida e, apesar de ter uma população fixa de apenas 40 mil habitantes, recebe todos os anos cerca de nove milhões de romeiros. Com a passagem do Papa Bento XVI pelo município, a previsão é de que esse fluxo aumente significativamente. Bento XVI chega ao Brasil em 9 de maio e fica em São Paulo até o dia 11, quando segue para Aparecida. Nos dois dias em que permanecer na cidade, o Papa rezará duas missas e visitará uma entidade de recuperação de viciados em drogas no município vizinha de Guaratinguetá.

Da Secretaria de Saneamento e Energia

C.M.