Estado lança Programa Habitacional de Integração para servidores públicos em Rio Preto

Programa destinará 150 cartas de crédito para servidores adquirirem imóvel

sex, 15/06/2007 - 7h01 | Do Portal do Governo

O secretário de Estado da Habitação, Lair Krähenbühl, anunciou nesta quinta-feira, dia 14, o lançamento do Programa Habitacional de Integração (PHAI), em São José do Rio Preto. O anúncio foi feito durante palestra do secretário na Construweek, feira de construção, decoração e negócios imobiliários, realizada na cidade. O município será um dos primeiros do Interior a receber o programa, já lançado em abril na capital paulista. O PHAI destinará inicialmente 150 imóveis a servidores públicos estaduais da ativa, por meio de carta de crédito.

Desenvolvido pela Secretaria da Habitação, por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), em parceria com a Secretaria da Gestão Pública e da Secretaria da Fazenda, por intermédio do Banco Nossa Caixa, tem como objetivo aproximar a moradia do local de trabalho. Isso promove economia de tempo no deslocamento do servidor e reduz custos com transporte, melhorando assim a qualidade de vida do trabalhador, além de integrá-lo à comunidade onde reside, o que é uma das premissas do programa.

Serão beneficiados servidores como, por exemplo, policiais civis e militares, professores e profissionais da saúde, além de outras categorias que trabalham para o Estado. Levantamentos da Secretaria da Gestão indicam que pelo menos 75% do total de servidores ativos são das áreas de Segurança Pública, Saúde e Educação.

Segundo o secretário Lair Krähenbühl, o programa tem entre seus reflexos a possibilidade real de integração comunitária e familiar. “Vamos aproximar o professor do aluno, o médico do paciente, o trabalhador da comunidade. Além disso, o servidor terá mais tempo para ficar com a família”, explica.

De acordo com o secretário, a meta é atender o maior número possível de servidores. “Pretendemos oferecer seis mil moradias por ano para o funcionalismo público”, revela Krähenbühl.

O valor da carta de crédito será em torno de R$ 45 mil, com financiamento de 20 anos pela Nossa Caixa, prestações fixas com desconto em folha de pagamento e juros de 6% ao ano. Para participar do programa, o servidor deve atender a alguns critérios, entre eles: não possuir casa própria, ser servidor público estadual ativo, trabalhar ou residir no município onde pretende adquirir o imóvel e ter renda familiar até R$ 3.800,00. Nos próximos dias, a CDHU definirá a data de abertura das inscrições, que serão efetuadas exclusivamente pela Internet.

O PHAI foi lançado no mês abril, em São Paulo, pelo governador José Serra. O projeto-piloto oferece 721 apartamentos construídos pela CDHU.

Eles serão destinados, prioritariamente, a servidores públicos estaduais ativos que trabalham ou residem nos bairros Sacomã, Ipiranga e Cursino, zona Sul da Capital, e nos municípios de São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo e Diadema, na Região Metropolitana de São Paulo. As inscrições, encerradas no dia 6 de junho, foram feitas exclusivamente pela Internet. A escolha do público beneficiário será por sorteio eletrônico, com auditoria independente.

Da Superintendência de Comunicação Social da CDHU

(R.A.)