Estado lança Programa de Trilhas de São Paulo

Iniciativa é pioneira e já mapeou mais de 200 km de trilhas em áreas protegidas

qua, 03/09/2008 - 13h45 | Do Portal do Governo

Os amantes da aventura e dos passeios ao ar livre dispõem de novo projeto: o Trilhas de São Paulo. Desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente (SMA) e Fundação Florestal, visa a incentivar o turista a conhecer 40 trilhas espalhadas em 19 Unidades de Conservação do Estado de São Paulo.

O projeto integra o programa do ecoturismo de São Paulo e tem vários produtos, entre os quais o primeiro Passaporte para as Trilhas de São Paulo. Classificadas em níveis fácil, médio e difícil, as trilhas estão mapeadas em um caderno de bolso similar a um passaporte, com informações dos parques, mapas e rotas. Os trajetos permitem que todos tenham acesso a áreas selvagens, caminhos abertos por colonizadores, ambientes marinhos, corredeiras, cachoeiras e praias. No passaporte, há espaço para carimbar cada trilha percorrida. O ecoturista que percorrer todas as etapas ganhará um brinde da Fundação Florestal. Mundo de aventuras – O programa pretende integrar todos os ecossistemas, regiões e paisagens do Estado de São Paulo, como as grandes trilhas do mundo, assemelhando-se ao Appalachian National Scenic Trail (parque-trilha que interliga a costa leste dos EUA), e ao Sendero de Chile (caminho que percorre o país de norte a sul).

De acordo com as secretarias do Meio Ambiente e do Esporte, Lazer e Turismo, o Trilhas de São Paulo atende a uma demanda que existe no segmento de turismo, com estrutura invejável. Na cerimônia de lançamento do projeto, dia 28 de agosto, a Fundação Florestal assinou um termo de colaboração com a Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura (Abeta). Israel Waligora, presidente da Abeta, diz que “a parceria público-privada é importante para o crescimento do segmento de turismo de aventura”.

Quem aprovou a idéia foram os aventureiros João Castro, Leonardo Barbosa e Felipe Fuentes. Há três anos, eles fundaram a Equipe Aksa e praticam esportes radicais, como corrida de aventura, bike, corrida, canoagem, rapel e orientação (navegação).

“O projeto da SMA é genial. É uma maneira de a população ter acesso aos parques de forma segura e de quebra aprender a preservar a natureza”, diz Castro.

Felipe aprovou o passaporte com as principais trilhas do Estado de São Paulo. “Quando comecei a praticar turismo de aventura, utilizei um guia de bike que mostrava alguns caminhos alternativos na cidade. Agora, com esse passaporte, fica mais fácil para quem pretende iniciar o turismo de aventura”.   

O Trilhas de São Paulo integra o Projeto Ambiental Estratégico de Ecoturismo da SMA, que, além do passaporte, vai investir nas trilhas do Estado lançando manuais de monitoramento dos impactos da visitação e de interpretação ambiental das trilhas. Além disso, a secretaria desenvolve o Projeto de Ecoturismo na Mata Atlântica, por meio de contrato firmado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Em quatro anos, serão investidos US$ 15 milhões nos Parques Estaduais de Ilhabela, Ilha do Cardoso, Carlos Botelho, Caverna do Diabo e Turístico do Alto Ribeira, consolidando as unidades de conservação como produtos turísticos com capacidade de atrair visitantes, preservando o capital socioambiental das regiões envolvidas. 

O Passaporte para as Trilhas de São Paulo será apresentado aos visitantes da Adventure Sports Fair, uma das maiores feiras de turismo de aventura do País.

Personagem especial – O lançamento oficial do Trilhas de São Paulo ocorreu no Núcleo da Pedra Grande e contou com a participação de um personagem especial: o guarda-florestal Antônio Cassaladio. Há 52 anos, ele trabalha ali e conhece cada cantinho. A paixão pela Serra da Cantareira vem de família. Seu pai, Arlindo Cassalio, chegou ao local em 1919. “Ele criou nossa família aqui. Quando era pequeno, havia onça-pintada até na Freguesia do Ó”, recorda. O tempo foi passando e seu Antônio acompanhou as mudanças na cidade. “A Serra da Cantareira é importantíssima para a população paulista e faz parte da minha vida. Fico orgulhoso que o lançamento do projeto tenha ocorrido aqui. Espero que as pessoas aprendam que não existe nada melhor do que conviver em paz com a natureza”, finaliza.        

Maria Lúcia Zanelli – Da Agência Imprensa Oficial

Conheça as trilhas do projeto

Parque Estadual de Ilhabela
– Trilhas de Água Branca, Cachoeira do Gato e do Baepi (Ilhabela)

Parque Estadual da Campina do Encantado
– Trilha da Brejaúva e Palmáceas (Pariquera-Açu)

Parque Estadual de Campos do Jordão
– Trilhas da Cachoeira e dos Campos (Campos do Jordão)

Parque Estadual Carlos Botelho
– Trilhas da Figueira e da Represa/Fornos (Sete Barras e São Miguel Arcanjo)

Parque Estadual das Fontes do Ipiranga
– Trilha da Nascente do Riacho do Ipiranga (São Paulo)

Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade
– Trilha da Saúde (Rio Claro)

Parque Ecológico do Guarapiranga
– Trilha da Vida (sensorial) (São Paulo)

Parque Estadual de Porto Ferreira
– Trilha das Árvores Gigantes (Porto Ferreira)

Parque Estadual do Itinguçu
– Trilha do Itinguçu (Iguape)

Floresta Estadual de Assis
– Trilha do Lago (Assis)

Parque Estadual da Serra do Mar
– Trilhas de Passareúva, do Rio Paraibuna, da Pirapitinga, da Praia Brava da Almada, das Cachoeiras, do Garcez, do Mirante, do Poção, Caminhos do Mar, do Corisco e Rafting no Rio Paraibuna (Caraguatatuba, Cunha, São Paulo, Cubatão e São Bernardo do Campo, Ubatuba, São Luís do Paraitinga e Natividade da Serra)

Parque Estadual do Jaraguá
– Trilhas do Silêncio e do Pai Zé (São Paulo)

Parque Estadual de Vassununga
– Trilha dos Jequitibás (Santa Rita do Passa Quatro)

Parque Estadual da Cantareira
– Trilhas da Cachoeira e da Pedra Grande (São Paulo)

Parque Estadual da Ilha Anchieta
– Trilhas da Praia do Sul, do Saco Grande e Subaquática (Ubatuba)

Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira – Petar

– Trilha do Betari (Apiaí e Iporanga)

Parque Estadual Intervales
– Trilhas do Mirante da Anta e Divisor das Águas (Ribeirão Grande)

Parque Estadual do Morro do Diabo
– Trilha do Morro do Diabo (Teodoro Sampaio)

Parque Estadual da Ilha do Cardoso
– Trilhas do Poço das Antas e das Piscinas da Lage (Cananéia)

(D.R.)