Estado lança programa de combate à violência escolar

Programa quer atrair os pais, a comunidade e a sociedade civil

seg, 01/06/2009 - 16h00 | Do Portal do Governo

O Governo de São Paulo lançou na última sexta-feira, 29, o Sistema de Proteção Escolar, que irá promover diversas ações para combater a violência no ambiente escolar. Para atingir esse objetivo, o programa quer atrair os pais, a comunidade e a sociedade civil para o universo escolar.
 
O Sistema de Proteção Escolar foi estudado para proporcionar aos alunos, professores, funcionários e toda a comunidade do entorno das escolas estaduais um ambiente adequado para o desenvolvimento intelectual e social dos jovens paulistas.
 
“Estamos iniciando uma nova etapa na segurança das escolas. O sistema de proteção escolar será um reforço significativo para reduzirmos os casos de violência nas escolas”, afirma o secretário de Estado da Educação, Paulo Renato Souza, que anunciou o programa. 
 
A primeira fase do sistema conta ainda com a implantação de um sistema de vigilância e monitoramento eletrônico que prevê a instalação de 11 mil câmeras de vigilância em 2.200 escolas da Capital e Grande São Paulo, a partir do mês de agosto. As imagens captadas serão monitoradas por uma central operada por profissionais devidamente treinados que poderão acionar os órgãos competentes.
 
Como funciona
 
Todas as 5,3 mil escolas da rede estadual receberão o Manual de Procedimentos e o Manual de Conduta Escolar. Esses materiais trazem, de forma padronizada, normas de conduta e procedimentos que devem ser adotados pelas escolas estaduais diante de situações de conflito. São ferramentas que orientam e qualificam a atuação de professores, diretores e funcionários de como proceder diante de situações que oferecem risco à comunidade escolar.
 
A rede estadual ainda contará com um sistema eletrônico de registro de ocorrências escolares. O sistema estará disponível na internet, para que os diretores das escolas notifiquem à Secretaria de Estado da Educação as ocorrências envolvendo o público escolar, a escola e seu entorno.
 
Também foi criado o Canal Livre, espaço para que a comunidade, os professores, os diretores e os próprios alunos expressem suas dificuldades, ideias e soluções para problemas do cotidiano escolar.

Da Secretaria da Educação