Estado lança portal de orientação para pessoas com necessidades especiais

Também foi assinada a resolução de Inclusão das Entidades e Organizações Sociais no Cadastro Pró-social do Estado

qua, 29/11/2006 - 12h47 | Do Portal do Governo

Disponibilizar informações e serviços às pessoas com necessidades especiais e ao público geral. Esse é o objetivo do Programa Centro de Orientação e Encaminhamento para Pessoas com Necessidades Especiais e Respectivas Famílias (COE) que lançou seu site na manhã desta quarta-feira, dia 29, no Palácio dos Bandeirantes. O evento contou com a presença do governador do Estado, Cláudio Lembo, e do secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Rogério Amato.

O COE surgiu para disponibilizar informações referente às áreas de saúde, educação, lazer, esporte, cultura, transporte, assistência jurídica e social. O acesso agora poderá ser feito pelo portal www.coe.sp.gov.br e sua navegação foi estruturada para oferecer um atendimento diferenciado.

Guilherme Bara, coordenador do programa, lembrou que apenas 14% da população tem acesso à Internet, enquanto 86% está excluída dessa ferramenta. “Se limitarmos esse projeto apenas ao site, significa que não conseguiremos levar a informação a todo público que desejamos, por isso estamos criando uma grande rede que envolverá estações da CPTM, Metrô, EMTU, unidades fixas e móveis do Poupatempo e diretorias de ensino, para divulgar os serviços, mesmo para quem não tem acesso à web”, explicou Bara.

Ele disse ainda que o telefone 156 da Prefeitura de São Paulo também irá divulgar as ações do Centro. Segundo dados do censo de 2000 do IBGE, 14,5% da população brasileira possui algum tipo de deficiência.

O governador Cláudio Lembo elogiou o trabalho do COE e ressaltou que é difícil realizar o bem em um País onde a ética está tão fragilizada. “O Brasil está muito deformado e desestruturado e vocês são o ‘sal da terra’,  aqueles que podem restaurar a dignidade nacional”, comentou. Ele ressaltou ainda que as Organizações Não Governamentais que atuam junto aos deficientes são instituições que trabalham muito e devem ser respeitadas e admiradas. “Ainda há gente que nos faz acreditar no ser humano e no Brasil”.

O COE é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Assistência Social (Seads), que desenvolveu o conteúdo com o apoio da Casa Civil e da Prodesp.

Cadastro facilitado

Hoje também foi assinada a resolução de Inclusão das Entidades e Organizações Sociais no Cadastro Pró-social do Estado de São Paulo, sistema de cadastro informatizado de instituições, programas sociais e beneficiários. Essa resolução facilita a inscrição dessas entidades e organizações na Seads, tornando o processo mais transparente, já que o acesso aos dados é feito pela Internet e de forma on-line.

Carlos Prado