Estado lança plano para despoluir rios da Região Metropolitana de SP

Convênio com a iniciativa privada prevê auxilio na gestão e execução do projeto

seg, 15/04/2013 - 17h35 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin lançou nesta segunda-feira, 15, um plano de despoluição para os rios da Região Metropolitana de São Paulo. “Assinamos uma parceria com o MBC (Movimento Brasil Competitivo) com acompanhamento, com metas, com datas, com transparência, com cobranças no sentido de resultados”, disse.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook 

Durante o evento, o governador relembrou as ações já feitas para que os rios sejam despoluídos, como o aprofundamento da calha do Tietê, a construção de piscinões, a criação do Parque Várzeas do Tietê – com áreas verdes, campos de futebol e ciclovia -, a construção de eclusas e o tratamento do esgoto e do lixo.

LEIA TAMBÉM
Estado anuncia parceria de R$ 1,3 bi para despoluir rio Tietê 
Daee retira 500 m³ de entulho por mês das margens do Tietê

O plano pretende promover a recuperação ambiental e visual do Sistema Tietê-Pinheiros por meio dos programas e ações já existentes, integrando os rios à vida da cidade. “[Fazer] parceria fundamental para ter a eficácia do setor privado, a eficiência, bons parceiros e metas a cumprir. Temos tecnologia, e precisamos avançar na gestão para poder mais rapidamente recuperar o rio Tietê”, afirmou o governador.

“O Estado de São Paulo, em seis anos, pode ser o primeiro Estado brasileiro a universalizar o saneamento básico”, disse Alckmin, que também destacou que até 2014, os municípios do interior terão 100% de água tratada, 100% de esgoto coletado e 100% de esgoto tratado. Para o litoral, a previsão é que a meta seja atingida em 2016. Na Região Metropolitana de São Paulo, 2019.

Do Portal do Governo do Estado