Estado lança Operação Verão Limpo 2008 no litoral paulista

Campanha será realizada até fevereiro nas praias paulistas e contará com o apoio de 6 mil vendedores ambulantes

sáb, 05/01/2008 - 17h35 | Do Portal do Governo

Para garantir a limpeza e a qualidade ambiental, a Operação Verão Limpo 2008 está ocorrendo em todo o litoral. “Envolvemos todos os municípios e teremos monitores que distribuirão sacolas reutilizáveis, que não são de plástico, nas praias dos 16 municípios da costa litorânea paulista. Queremos que o banhista recolha seu lixo, coloque-o na sacola, deposite-o na lixeira mais próxima e traga a sacola no dia seguinte”, declarou o secretário de Estado do Meio Ambiente, Xico Graziano, que lançou oficialmente a campanha Verão Limpo 2008, nesta sexta-feira (04/01), na praia Grande, no município de Ubatuba. 

Em sua 20ª edição, a campanha desenvolvida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, em parceria com a iniciativa privada, conta com um novo apoiador: os vendedores ambulantes. Ao todo, cerca de 6 mil ambulantes transformaram-se em “agentes disseminadores de boas práticas ambientais” entre os usuários das praias paulistas neste verão. Por contarem com uma posição privilegiada junto aos banhistas – seus clientes – , os vendedores praianos receberam um avental e um boné, que os identificam com o Verão Limpo 2008, permitindo-lhes prestar informações educativas, principalmente sobre os cuidados com o lixo, que deve ser colocado em local adequado.

Para tanto, até 10 de fevereiro, 600 monitores das prefeituras distribuirão sacolas para coleta de lixo, com uma inovação: são confeccionadas com material lavável, podendo ser reutilizadas, pois são confeccionadas com 50% de algodão e 50% PET. O “Verão Limpo 2008 – Tenha uma atitude ambiental” estará presente nos 16 municípios do litoral paulista, de Ubatuba até Ilha Comprida. O objetivo da ação é conscientizar os moradores e veranistas sobre a importância de se manter limpas as praias, espaços públicos e as rodovias de acesso ao litoral, além de incentivar boas práticas ambientais, como cuidados com os recursos naturais, não destruir a vegetação e, principalmente, a conservação de água. Materiais de apoio serão distribuídos nos pedágios das rodovias paulistas.

A campanha incorporou entre as suas ferramentas de atuação um sitio (www.ambiente.sp.gov.br/veraolimpo2008). Por meio deste, as crianças de todo o Estado participarão da promoção cultural Verão Limpo 2008, até 31 de janeiro. Para participar, basta acessar o “site” e escrever uma frase respondendo à pergunta: “Como deixar a praia mais limpa?”. As cinco melhores respostas ganharão ingressos para assistir ao Cirque Du Soleil, no dia 6 de fevereiro. No site, ainda, o internauta dispõe de informações sobre lixo, esgotos, compra, cuidados com a exposição ao sol, com o banho de mar e a balneabilidade das praias.

“A população está cada vez mais consciente. Neste verão, distribuiremos 800.000 sacolinhas, ou seja, serão mais 800.000 famílias mais conscientes. Este é um trabalho pedagógico. Vamos intensificar esse trabalho de envolvimento das prefeituras. Esse é o trabalho do governo, incentivar e apoiar o trabalho das prefeituras. Estamos desenvolvendo um trabalho de limpeza do mar, e não só da areia, como ocorre hoje. Em princípio, em Santos e Guarujá faremos um trabalho para remover o lixo do mar, onde se encontra com facilidade garrafas e sacolas plásticas boiando na água. O Verão Limpo tem que ser uma ação mais complexa”, complementou o secretário Xico Graziano.

O Verão Limpo 2008 é patrocinado pela Comgás, CBA, Estre e Shell, com apoio do Metrô de São Paulo e da CPTM, DERSA, DER e Ecovias.

Por Valéria Duarte, da Cetesb / Secretaria Estadual do Meio Ambiente

(C.C.)