Estado lança novo modelo de saúde: os Ambulatórios Médicos de Especialidades

Primeira unidade será inaugurada nesta segunda-feira com o objetivo de desafogar hospitais e agilizar atendimento

seg, 18/06/2007 - 9h59 | Do Portal do Governo

O governo do Estado começa nesta segunda-feira, 18, a implantar novo modelo de atendimento médico pelo Estado. São os chamados Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs), que serão instalados em todas as regiões de São Paulo. A primeira unidade foi lançada hoje em Itaquera, bairro da zona leste da capital. Participaram do evento, o governador José Serra e o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Os AMEs são unidades de alta resolutividade para uma determinada região, com modernos equipamentos, como eletrocardiograma, eletro-encefalograma, teste ergométrico, raio-x, ultra-som, mamografia, densitometria óssea e eletroneuromiografia. O paciente passará por consulta e exames no mesmo dia, podendo, se necessário, ser encaminhado para tratamento especializado na mesma data.

A expectativa do governo do Estado é entregar no quadriênio 2007/2010 40 novos ambulatórios. Destes, 33 já têm regiões definidas (veja abaixo) – as outras sete têm localização em estudo. Os dois iniciais do interior e litoral serão em Votuporanga e Santos.

O novo modelo irá desafogar os hospitais gerais e universitários do interior, litoral e Grande São Paulo, pois os pacientes passarão no mesmo momento por consulta e exames – até o retorno com o médico poderá ocorrer no mesmo dia. Hoje, sem os AMEs, as pessoas passam em determinado dia por consulta, agendando exames e retorno para outras datas, nos hospitais gerais e universitários. O atendimento, muitas vezes marcado para três ou quatro dias diferentes, acontecerá rapidamente, até mesmo em um dia.

“O objetivo é que o paciente possa ter o diagnóstico rapidamente. Com consultas e exames em um só local, o atendimento será acelerado”, afirma o secretário Barradas Barata.

Primeira unidade, o Ambulatório Médico de Especialidades de Itaquera ocupa área de 700 metros quadrados, divididos em quatro pavimentos. A Secretaria investiu R$ 2 milhões para equipar (mobiliário, material de segurança, sinalização, objetos cirúrgicos, desfibrilador) e ampliar a unidade. Outros R$ 8 milhões por ano servirão para custeio.

O espaço físico foi totalmente readequado e adaptado às necessidades de pacientes com portadores de deficiência (por exemplo, colocação de piso antiderrapante e acesso especial para locomoção de cadeira de roda).

Com o novo AME a expectativa é realizar até o fim do ano 215 mil consultas, 2 mil cirurgias, 350 seções de hemodinâmica (cateterismo, eco-cardiograma e doppler cardíaco), 32 mil seções de radioterapia, 700 seções de quimioterapia e 99 mil exames de apoio de diagnóstico (ultra-som, raio x e exames laboratoriais).

O Ambulatório funcionará das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Ainda no segundo semestre, a previsão é ampliar o horário durante a semana até 21h, e no sábado das 8h às 12h.

A seguir, os 33 AMEs já definidos:

Grande São Paulo – 2 unidades

Araçatuba – 2 unidades

Araraquara – 3 unidades

Baixada Santista – 1 unidade

Barretos – 1 unidade

Bauru – 3 unidades

Campinas – 2 unidades

Franca – 1 unidades

Marília – 2 unidades

Piracicaba – 2 unidades

Presidente Prudente – 1 unidade

São João da Boa Vista – 2 unidades

São José do Rio Preto – 3 unidades

Sorocaba – 3 unidades

Vale do Paraíba – 2 unidades

Da Secretaria Estadual da Saúde