Estado já recuperou mais de 1.600 quilômetros de vicinais

No momento, cerca de 2.900 quilômetros de estradas rurais estão em obras

sex, 05/09/2008 - 17h50 | Do Portal do Governo

O Programa de Recuperação de Estradas Vicinais do Governo paulista, o Pró-Vicinais, já recuperou 1.652 quilômetros de estradas rurais espalhadas por todo o Estado. Outros cerca de 2.900 quilômetros estão em obras, sendo que 466 quilômetros devem ser concluídos até o fim deste ano.

A previsão é, até dezembro, encerrar a primeira fase do programa (Pró-Vicinais I), com a recuperação total de 2.117 quilômetros de estradas vicinais, com investimentos de R$ 457 milhões.

As obras vão beneficiar diretamente 8 milhões de pessoas que vivem nos 199 municípios onde estão localizadas as vicinais. Nessa etapa, o programa gerou cerca de 2.750 empregos diretos e indiretos.

Obras do Pró-Vicinais II já foram iniciadas

As obras da segunda fase do programa já foram praticamente todas iniciadas. A previsão é que, até o fim de 2009, o Pró-Vicinais II tenha recuperado 2.525 quilômetros de estradas rurais. Quando estiverem concluídas, as obras beneficiarão diretamente cerca de 12 milhões de moradores dos 244 municípios cortados por essas estradas rurais.

O Estado deverá investir R$ 645 milhões no Pró-Vicinais II. A previsão é que as obras gerem cerca de 3.500 empregos diretos e indiretos.

O Pró-Vicinais tem o objetivo de promover a integração do sistema rodoviário estadual, reduzir custos dos transportes e incentivar a economia, além de melhorar a acessibilidade dos núcleos rurais aos serviços de saúde, educação e lazer, geralmente localizados nos centros urbanos das cidades.

A recuperação de vicinais reduz o tempo de viagem, aumenta a segurança para quem trafega nas estradas e diminui o número de acidentes.

Cíntia Cury