Estado investe R$ 2,6 mi na compra de mais 400 bafômetros

Serão 298 para cidades do interior e 102 para a capital

ter, 08/07/2008 - 17h42 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado vai investir mais R$ 2,6 milhões na compra de 400 novos bafômetros. A aquisição será feita ainda este ano pela Secretaria da Segurança Pública. Os estudos para a compra dos equipamentos são feitos pela Polícia Militar, também responsável, desde o ano passado, pela realização da Operação Direção Segura.

Nessas operações, motoristas que dirigem alcoolizados são autuados em flagrante, têm a carteira de habilitação apreendida, recebem multa e, conforme a dosagem de álcool no sangue, podem ser presos em flagrante. Os novos bafômetros serão destinados, na maior parte, ao interior do Estado. Serão 298 para cidades do interior e 102 para a capital.

Leia também:

Ipem-SP testa bafômetros usados na fiscalização de trânsito

Recentemente, a Polícia Rodoviária recebeu 62 bafômetros comprados pelo DER. Com a aquisição, que quadruplicou o número de etilômetros disponíveis, as operações Direção Segura nas estradas estaduais passaram a empregar um total de 79 equipamentos. Todo pelotão de Polícia Rodoviária tem pelo menos um bafômetro.

Na capital, a PM mais que quadruplicou sua capacidade de fiscalização dos casos de embriaguez ao volante, ao receber lote de 40 bafômetros da CET. Agora, a Polícia Militar conta com 51 equipamentos. Todos são operados pelo Programa de Policiamento de Trânsito, coordenado pelo 34º BPM/M.

O secretário da Segurança Pública, Ronaldo Marzagão, explica a razão dos investimentos em bafômetros: “todo investimento que o Estado faz em operações preventivas é amplamente recompensado pela preservação da vida de cada pessoa e – por que não dizer – pelos imensos gastos hospitalares e previdenciários, causados pelas mortes no trânsito”,

Desde o ano passado, Marzagão determinou a realização de operações Direção Segura, em todo o Estado, para redução das mortes no trânsito. Classificadas como homicídios culposos, o número de mortes resultantes desses acidentes praticamente empatou, em 2007, com o número de homicídios dolosos (quando há intenção de matar), praticados, em geral, com uso de arma de fogo ou branca. Colaborou para este resultado a redução de 67% dos homicídios dolosos no estado, desde 1999, acentuada em 2007, com queda de 19,5% deste tipo de crime.

A nova Lei de Embriaguez no Trânsito, a 11.705, deu às polícias um instrumento mais poderoso para combater uma das causas dos acidentes de trânsito, avalia o secretário Ronaldo Marzagão. “É uma lei dura, mas importante”, completa. Depois que a PM reforçou as operações Direção Segura com a nova lei, hospitais da capital já registram queda de 55% no atendimento a vítimas de acidentes de trânsito.

Da Secretaria de Segurança Pública

(I.P.)