Estado inicia vacinação de reforço contra Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos

Com dois milhões de doses recebidas, também será possível imunizar a população de 6 meses a 2 anos contra o coronavírus

qui, 02/02/2023 - 15h00 | Do Portal do Governo

A partir desta quinta-feira (2), o Governo de SP amplia o público-alvo para a imunização contra a Covid-19. Crianças entre 5 e 11 anos, que completaram o esquema vacinal primário, com a primeira e segunda dose, há pelo menos quatro meses, já podem tomar o reforço da vacina. Já os mais novos, de 6 meses a 2 anos e 11 meses, podem ser levados aos postos da vacinação para dar início à proteção contra o coronavírus.

No início desta semana, o Estado de São Paulo recebeu do Ministério da Saúde dois milhões de doses da Pfizer destinadas ao público infantil e a Secretaria de Estado da Saúde (SES) distribuiu, na sequência, os itens para todos os municípios, que são responsáveis pela organização local da vacinação.

Para o Secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, a medida vem de encontro à política da nova gestão. “Desde o princípio nós falamos que uma das nossas prioridades seria incentivar a vacinação da população e, aos poucos, vamos ampliando nosso calendário e alcançando cada vez mais a cobertura vacinal ideal, não só contra a Covid-19, mas contra outras doenças também”.

A SES reforça a importância de pais e responsáveis levarem seus filhos para se vacinar, principalmente com as doses de reforço, para o enfrentamento à Covid-19. Com isso, se evita os casos mais graves, internações e, até mesmo, óbitos. Até esta terça-feira (31), mais de 128,4 milhões de doses contra a Covid-19 foram aplicadas em todo o Estado. Deste total, 15,7 milhões foram destinadas à população de 6 meses a 17 anos. O avanço na vacinação, separado por faixa etária, pode ser acompanhado diariamente pelo site: https://vacinaja.sp.gov.br/vacinometro.

A Pasta também reforça a importância da vacinação para aqueles que já estão aptos a se vacinarem, mas ainda não fizeram. Neste momento, 2,3 milhões estão em atraso com a 2ª dose, 8,9 milhões para a 1ª dose de reforço e 14,2 milhões para a 2ª dose de reforço.

O número de doses destinadas ao reforço ainda não atende todo o público elegível de 5 a 11 anos, porém, é possível iniciar a imunização de reforço deste público. A SES segue cobrando o Ministério da Saúde o envio de mais doses.