Estado inicia segunda fase no monitoramento da febre aftosa

Monitoramento é uma das ações estabelecidas no Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa

seg, 07/04/2008 - 16h03 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento, por meio de sua Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), realiza a segunda fase do monitoramento soroepidemiológico para detecção da atividade viral para a febre aftosa no Estado de São Paulo.

O monitoramento tem periodicidade anual, é realizado sob a coordenação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e é desenvolvido em três fases. Na primeira, realizada durante o mês de fevereiro, foi coletado soro sangüíneo em 114 propriedades de 92 municípios, num total de 3.745 amostras. Após o resultado laboratorial, foram excluídas da triagem 85 propriedades que não apresentaram reação.

Na segunda fase, realizada na primeira semana de abril, será pesquisada a atividade viral em 29 propriedades, localizadas em 26 municípios. Foram coletadas 1.073 amostras que serão encaminhadas ao Lanagro – Porto Alegre/RS para processamento. Há de se considerar que, de acordo com as exigências do Mapa, as amostras foram obtidas de bovinos na faixa etária de 6 a 12 meses e que foram vacinados contra a febre aftosa.

Segundo o diretor do Grupo de Defesa Sanitária Animal da CDA, Lúcio Oliveira Leite, “todo esse procedimento é realizado com base em estudos epidemiológicos e necessário para que se tenha um diagnóstico real da atividade viral no rebanho paulista”. Ele salienta, no entanto, que qualquer diagnóstico nesta fase é prematuro, porque o resultado pode ser confundido com reação vacinal.

O monitoramento é uma das ações estabelecidas no Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa e tem como objetivo comprovar a ausência de atividade viral, condição indispensável para obter o reconhecimento nacional e internacional como Estado livre da febre aftosa.

Da Secretaria da Agricultura

C.M.