Estado inicia obras do Sistema de Esgoto de Barão de Antonina

Cidade será mais um "município 300%" da Sabesp, com 100% de abastecimento de água, 100% de esgoto coletado e 100% dele tratado

sex, 07/10/2011 - 8h02 | Do Portal do Governo

(atualizado 12h45)

O governador Geraldo Alckmin e o secretário de Saneamento e Recursos Hídricos Edson Giriboni iniciaram nesta sexta-feira, 7, em Barão de Antonina, as obras do Sistema de Esgotamento Sanitário do município.

A Sabesp investirá R$ 4,6 milhões na obra, composta por uma estação de tratamento de esgoto com capacidade para 10,5 litros por segundo; duas estações elevatórias de esgoto e 7,1 quilômetros de tubulação, entre interceptores, coletores e emissários. As obras têm prazo de conclusão em setembro de 2013.

As intervenções beneficiarão todos os 3 mil habitantes que vivem na sede do município e terão efeitos diretos sobre a qualidade de vida, a saúde da população, a preservação dos mananciais e do meio ambiente. Serão beneficiados diretamente os córregos Pedroca, Franco e Imigração.

“Estamos começando aqui hoje já uma grande obra. Isso vai gerar muito emprego aqui na cidade na área da construção civil. A obra começa hoje e deve ficar pronta em um ano e meio. Vai despoluir o rio Verde, despoluir o rio Itararé. Trazer mais saúde para a população”, declarou Alckmin.

Com isso, Barão de Antonina aumentará o índice de tratamento de esgotos do município de 0% para 100%, atendendo o termo de ajustamento de conduta (TAC) a ser firmado pela Sabesp com o Ministério Público.

Com a conclusão da obra, Barão de Antonina será mais um “município 300%” da Sabesp, com 100% de abastecimento de água, 100% de esgoto coletado e 100% dele tratado. Atualmente, a empresa também executa obras de prolongamento de redes de água e esgoto no município.

Universalização

A Sabesp atende Barão de Antonina por meio da Unidade de Negócio Alto Paranapanema, com sede em Itapetininga. São 48 municípios, onde vivem 755 mil pessoas.

Entre 2011 e 2014, a previsão é de que sejam investidos R$ 63,8 milhões pela Sabesp na região. Na média, o índice de abastecimento de água encontra-se hoje em 100%; o de coleta de esgotos, em 95%; e o de tratamento, em 91%. A universalização dos serviços de saneamento deverá ser atingida na região em 2014. Hoje, 30 já são “300%”.

Da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos