Estado inicia desassoreamento do rio Tietê em Mogi das Cruzes

Governo estadual está investindo RR 1,14 milhão na dragagem de 33 mil metros cúbicos de assoreamento

ter, 17/06/2008 - 18h36 | Do Portal do Governo

A secretária estadual de Saneamento e Energia, Dilma Pena, e o superintendente do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Ubirajara Tannuri Felix, estiveram nesta terça-feira,17, em Mogi das Cruzes para dar início às obras de desassoreamento de 2,9 quilômetros do rio Tietê, no trecho localizado entre as pontes das ruas Nami Jafet e José Meloni. A solenidade de início das obras foi realizada na Unidade Estaleiro do DAEE e contou com a participação do prefeito Jungi Abe, do presidente da Câmara Municipal, vereador José Antônio Cuco Pereira, e do presidente da Sociedade Amigos do Bairro Mogilar, José Arraes.

O Governo do Estado está investindo R$ 1,14 milhão na dragagem de 33 mil metros cúbicos de assoreamento do fundo que compromete a vazão do rio Tietê e favorece a ocorrência de inundações. A obra beneficia diretamente os bairros Rodeio, Ponte Grande, Mogilar, Centro, Vila Industrial e Brás Cubas. O trabalho está sendo realizado em parceria com a Prefeitura de Mogi das Cruzes, que se responsabilizou pela remoção e deposição final dos sedimentos.

Obra esperada e festejada

O início do desassoreamento do rio Tietê em Mogi das Cruzes foi comemorado pelos presidentes da Sociedade Amigos do Bairro Mogilar e da Câmara Municipal. Segundo José Arraes, “essa obra é uma das melhores coisas que conseguimos para o bairro do Mogilar que, em muitos pontos, está abaixo do nível do rio Tietê, o que favorece a ocorrência das inundações. Brigamos muito por essa obra”. Para o vereador José Antônio Cuco Pereira, “hoje é um dia muito feliz para todos nós de Mogi das Cruzes, pois esse trabalho, tenho certeza, vai evitar o problema das enchentes”.

Solução de engenharia

O trabalho de desassoreamento do rio Tietê em Mogi das Cruzes está sendo realizado pela empresa Este Reestrutura e Engenharia Ltda., com o uso de dragas em flutuadores, equipamento que não danifica as margens do rio.

Segundo Ubirajara Tannuri Felix, superintendente do DAEE, “essa é a melhor solução tecnológica para o trecho, pois nos possibilita atender às exigências da engenharia e da preservação ambiental. Encaminhamos ao Ministério Público todas as informações sobre os equipamentos e a metodologia de trabalho que adotamos em Mogi das Cruzes e recebemos o aval que nos permitiu iniciarmos o trabalho”.

O prefeito Jungi Abe elogiou a solução adotada: “a alta criatividade do DAEE tornou possível o uso desses equipamentos que trabalham dentro do rio para executar o desassoreamento, fundamental para combatermos as enchentes em nossa cidade”.

Dilma Pena ressaltou que o “Governo do Estado está empenhado em recuperar os rios, especialmente da Região Metropolitana, que foram comprometidos pela expansão urbana desordenada e essa solução adotada em Mogi das Cruzes é um exemplo desse esforço”.

Do DAEE

(I.P.)