Estado incentiva produção leiteira em propriedades rurais do Pontal do Paranapanema

Fundação Itesp auxilia no trabalho de transferência de embriões girolando de produtores em assentamentos do interior de SP

sex, 01/05/2020 - 14h23 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Fundação Itesp

A Fundação Instituto de Terras (Itesp), vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, estimula a inovação tecnológica para o campo, em busca de aumentar a lucratividade e a produção leiteira dos agricultores dos assentamentos do Estado de São Paulo.

Com o objetivo de fazer com que os animais produzam mais leite, a equipe de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) da instituição, em parceria com o Condomínio Rural Canto Porto, do município de Mogi Mirim, concluiu em março a segunda etapa do trabalho de transferência de embriões girolando em propriedades de produtores de leite de assentamentos rurais do Pontal do Paranapanema.

Nessa segunda fase foi realizada a transferência de embriões em aproximadamente 80 animais. O trabalho ocorre em assentamentos dos municípios de Mirante do Paranapanema, Presidente Epitácio, Presidente Bernardes, Rosana, Euclides da Cunha, Marabá Paulista e Caiuá.

De acordo com o veterinário da Fundação Itesp, Alfredo José Ferreira de Melo, essa foi a segunda etapa do processo. A primeira, realizada no início de março, fez a seleção e a sincronização das receptoras. “Após essa fase, verificamos quais os animais estavam aptos para a transferência dos embriões”, diz.

A última etapa é o diagnóstico de gestação e sexagem da prenhez, que deve ser realizada aproximadamente em 20 de maio, exatamente 60 dias após a transferência dos embriões. “Essa última etapa é para sabermos se as receptoras ficaram prenhas ou não. O trabalho foi muito bem feito e os animais escolhidos foram bem selecionados. Acreditamos que teremos um excelente resultado”, completa o veterinário.

Cultivando Negócios

De acordo com o diretor-executivo da Fundação Itesp, Claudemir Peres, o trabalho faz parte do Programa Cultivando Negócios e proporciona um melhoramento genético por meio de técnicas de biotecnologia de reprodução com embriões nos assentamentos estaduais, começando pelo Pontal do Paranapanema.

“Nosso objetivo é fazer com que os produtores de leite ganhem tempo no melhoramento genético dos seus animais e com isso possam produzir mais, aumentando a lucratividade da sua propriedade e gerando mais renda para a família”, salienta o gestor.

Ainda segundo Claudemir Peres, a iniciativa permite que os animais tenham uma aceleração no melhoramento genético, padronização no grau de sangue, maior número de fêmeas nas propriedades, diluição do custo do sêmen e custo mais acessível do embrião.

O trabalho de transferência é realizado com embriões de doadoras da raça Gir e Girolando, fruto de uma seleção cuidadosa, que gerou um exclusivo grupo de doadoras, com sêmen sexado dos melhores touros Holandeses. A Fundação Itesp busca com a parceria alavancar a produção leiteira nos assentamentos estaduais. Com o melhoramento genético, a meta é passar a média de 20 litros por dia.