Estado incentiva leitura nas estações de trem e metrô

Programa Embarque na Leitura cria bibliotecas nesses espaços. São mais de 21 mil livros

ter, 02/03/2010 - 14h51 | Do Portal do Governo

Incentivar a leitura faz parte das ações do Governo Paulista e, por isso, até as estações de trem e metrô na capital servem de espaço para o abrigo de bibliotecas. O projeto Embarque na Leitura da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) é um sucesso, principalmente entre os usuários do Ensino Médio e da faixa etária entre 21 e 30 anos.

Em menos de um ano já são aproximadamente 1.600 usuários cadastrados nas unidades da CPTM – apenas em janeiro mais de 100 fizeram a sua carteirinha. Os livros de literatura são os mais retirados entre os 2.374 volumes do acervo. Os recordistas são “A Menina que Roubava Livros”, de Markus Zusak, “O Código Da Vinci”, de Dan Brown, e “A Conspiração Franciscana”, de John Sack. Leia mais aqui.

Metrô e CPTM juntos

Mais de 38 mil pessoas estão cadastradas para receberem empréstimos gratuitos de livros nas seis bibliotecas do Metrô e CPTM. Juntas, as unidades reúnem 21.700 títulos e registraram mais de 365 mil empréstimos até hoje. As bibliotecas fazem parte do programa “Embarque na Leitura”, que incentiva e dissemina o hábito da leitura entre usuários da rede metro-ferroviária.

Todas as unidades possuem acervo em braile, obras da literatura infantil e títulos exigidos nos principais vestibulares. As bibliotecas das estações Largo Treze e Santa Cecília contam ainda com balcão adaptado a pessoas com deficiência. Saiba mais sobre os locais de empréstimo aqui.

Como emprestar livros

O projeto Embarque na Leitura funciona de segunda a sexta-feira, das 11 às 20 horas. Para se cadastrar, o interessado deve apresentar documento de identidade e CPF (original e cópia), comprovante de residência recente (original e cópia) e uma foto 3×4. Menor de 18 anos deve estar acompanhado de um dos pais ou responsável. Cada leitor receberá uma carteirinha de identificação com foto e código de barras.

Veja fotos do “Cantinho da Leitura” na Biblioteca da Estação Brás da CPTM aqui. Desde o início de junho de 2009, o local possui a primeira biblioteca da malha ferroviária do País. Localizada no Espaço Cultural CPTM, a biblioteca possui mais de dois mil livros e oferece acomodações para quem quiser ler no local.

Do Portal do Governo do Estado com informações da CPTM