Estado incentiva fortalecimento da cadeia produtiva de leite no Vale do Paraíba

Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado organiza eventos com profissionais do setor, em parceria com entidades

seg, 03/02/2020 - 15h13 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Agricultura e Abastecimento

Ações, projetos e eventos têm sido realizados por diversas entidades do segmento leiteiro no Vale do Paraíba. As iniciativas contam com o apoio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS).

Um dos eventos foi realizado em 22 de janeiro, com palestra do presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite), Geraldo Borges, para debater o mercado leiteiro na região.

A ação teve organização da Cooperativa de Laticínios do Médio Vale do Paraíba (Comevap), pela Associação dos Sindicatos Rurais do Vale do Paraíba (Assirvap), pela Cooperativa de Laticínios de Cachoeira Paulista (Colacap), pelo Sindicato Rural de Pindamonhangaba e pela Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite), com apoio da CDRS – Regionais Pindamonhangaba e Guaratinguetá.

Participaram das atividades produtores, representantes de órgãos públicos estaduais e municipais, da Associação dos Sindicatos Rurais do Vale do Paraíba e da Associação Paulista de Queijos Artesanais, além de lideranças do setor agropecuário, na sede da Comevap, em Taubaté, no interior de São Paulo.

Desafios

Para um público de mais de 80 pessoas, o presidente da Abraleite abordou os desafios e a importância da organização do setor leiteiro nacional durante a palestra “Oportunidades e Desafios da Cadeia Produtiva Leiteira”. Geraldo Borges apresentou as ações da entidade em prol do setor, bem como a missão de representar os produtores e atender às suas demandas junto aos órgãos governamentais.

“Precisamos mostrar a nossa grande representatividade dentro do setor agropecuário, ao invés da imagem de que pertencermos a uma classe de produtores desunida”, salientou o presidente da Abraleite.

De acordo com o gestor, o mais recente levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que, no Brasil, existem 1,17 milhão de propriedades que produzem leite, em quase 100% dos municípios do País, que é o terceiro maior produtor de leite do mundo (atrás apenas dos Estados Unidos e da Índia), com mais de 32 bilhões de litros por ano.

Representando a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, o coordenador da CDRS, José Luiz Fontes, participou do evento. “Em São Paulo, o leite é uma das cadeias produtivas prioritárias para a Secretaria, portanto precisamos, cada vez mais, ser atuantes nos Arranjos Produtivos que trabalham para o desenvolvimento do segmento do leite, com produtos diferenciados, com certificação de qualidade e, sobretudo, apoiar as associações e cooperativas. Nesse sentido, apoiamos e trabalhamos com os produtores nas áreas de gestão, planejamento e aplicação de boas práticas agropecuárias nas propriedades”, explica.

Anúncio

Na ocasião, o coordenador anunciou a implantação do Programa Mais Gestão, Mais Renda, além de falar sobre o fortalecimento do trabalho conjunto com os municípios e a valorização das Casas da Agricultura.

Segundo Adauto Gobbo, presidente da Comevap, o evento foi uma oportunidade de os cooperados terem um amplo diálogo com a Abraleite e os membros do Grupo Gestor do Arranjo Produtivo Local do Leite (APL), identificando os desafios a serem superados para que a cadeia seja fortalecida. “Com o debate, vimos a importância da associação e união de esforços de todo o setor”, ressaltou.

“A iniciativa foi um excelente espaço para a rede de extensionistas que atuam no Vale do Paraíba, para ampliar os conhecimentos sobre o setor leiteiro e a atividade da Abraleite, bem como trocar informações com os demais parceiros da Secretaria de Agricultura que atuam na região, pontuou o diretor da CDRS Regional Pindamonhangaba, Haley de Carvalho.

Recentemente, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento divulgou as normas e os procedimentos para a obtenção do selo Arte, por meio de uma resolução que beneficia os produtores de queijos artesanais, charcutaria e outros embutidos de origem animal, que estão inseridos na categoria Agroindústria de Pequeno Porte.

Abraleite

A Abraleite foi criada em 2017 para representar os produtores e criadores de raças leiteiras do Brasil e promover a pecuária leiteira com a realização de feiras, seminários e diversos outros eventos que divulguem o leite e seus derivados, como alimento nutricional e saudável perante toda população brasileira.