Estado inaugura posto do Acessa SP em Araras

A unidade tem capacidade para realizar mais de 3,5 mil

sex, 22/08/2008 - 17h30 | Do Portal do Governo

O secretário de Estado de Gestão Pública, Sidney Beraldo, inaugurou nesta sexta-feira, 22 de agosto,  o Posto do Acessa São Paulo no município. O posto do Programa em Araras tem capacidade para realizar mais de 3,5 mil atendimentos por mês. A unidade, localizada na Faculdade Municipal de Araras, conta com 11 computadores com acesso à Internet e funciona de segunda a sexta-feira, das 14 às 23 horas.

A meta do Governo do Estado é levar o Programa Acessa São Paulo para todas as prefeituras paulistas interessadas. Em 2008, com a implantação de mais 120 postos, 73% dos municípios do Estado passarão a contar com pelo menos uma unidade do Acessa até o final de 2008.

Programa Acessa São Paulo

O Acessa São Paulo, vinculado à Secretaria de Gestão Pública e gerido pela Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), oferece acesso às novas tecnologias da informação e comunicação, em especial à internet, contribuindo para o desenvolvimento social, cultural, intelectual e econômico dos cidadãos. 

Atualmente, o programa está presente em 354 cidades, dispõe de 407 postos, com 3.578 computadores e 763 monitores. São 1,44 milhão de usuários cadastrados em todo o Estado e mais de 32 milhões de atendimentos já foram realizados desde julho de 2000, quando o Programa foi lançado.

O principal público atendido pelo Acessa São Paulo é o jovem de baixa renda. Mais da metade dos freqüentadores, 59%, têm entre 15 e 24 anos, e 68% deles apresentam renda entre 1 e 4 salários mínimos.

Os usuários têm mais facilidade para aprender depois do uso da internet e a maioria deles se considera melhor informado sobre as notícias do país. Muitos já conseguiram novas oportunidades de trabalho com o uso da Internet. 

No Acessa São Paulo, os usuários enviam e recebem e-mails, lêem notícias em jornais e revistas, freqüentam salas de bate-papo e buscam oportunidades de trabalho. Além disso, muitos utilizam serviços de governo eletrônico.

Serviço:

O atendimento nas unidades do Acessa São Paulo é gratuito, e cada usuário tem direito a 30 minutos de navegação por acesso. Para utilizar os postos é necessária a apresentação do RG, e menores de 11 anos devem estar acompanhados dos responsáveis.

Acessa São Paulo Araras

Endereço: Faculdade municipal de Araras-Alameda Clementino Dalla Costa, 402-Bairro Belvedere

Funcionamento: das 14 às 23 horas, de segunda a sexta-feira.

Nº de computadores para usuário: 11

Capacidade de atendimento mensal: 3.520

Da Secretaria de Gestão

C.M.