Estado inaugura oito novos centros educacionais para jovens e adultos

Com horários flexíveis, unidades são voltadas a pessoas que interromperam os estudos ou nunca tiveram acesso à escola

seg, 31/03/2014 - 15h47 | Do Portal do Governo

Para ampliar ainda mais as oportunidades de acesso à sala de aula, mais oito unidades do Ceeja (Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos) foram inauguradas em cidades da Região Metropolitana de São Paulo, no Vale do Paraíba e nas regiões de Araçatuba, Barretos, Bauru e Sorocaba.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr 

Ao todo, são 31 centros educacionais destinados a estudantes maiores de 18 anos que querem voltar a estudar, que não tiveram acesso à escolarização na idade certa ou que, por alguma razão, interromperam os estudos.

O aluno do Ceeja recebe todo o material e é orientado a criar um plano de estudos. Sempre que sentir necessidade, pode tirar dúvidas presenciais com professores que ficam à disposição na unidade e ainda tem a possibilidade de marcar as provas de cada disciplina em uma data conveniente.

Levantamento feito com 70 mil estudantes matriculados no programa identificou que a carga horária de aulas flexível favorece o retorno das mulheres às salas de aula, que representam 60% do total. A pesquisa mostra ainda que a maioria dos participantes – homens e mulheres – tem tripla jornada (trabalho, filhos e estudo). De acordo com a Secretaria da Educação, em média, nove jovens e adultos por hora conquistaram diplomas no Ensino Fundamental e Médio após voltarem a estudar na rede estadual paulista. Só no ano passado, 81,3 mil estudantes se formaram.

Do Portal do Governo do Estado