Estado inaugura mais uma atração de lazer para usuários dos trens

Trilhos da capital contam com um novo espaço interativo: a Estação do Conhecimento Sabesp

sex, 09/04/2010 - 15h03 | Do Portal do Governo

A Estação Pinheiros, da CPTM, ganhou uma nova opção para estudantes e interessados em conhecer melhor o ciclo do saneamento. É a Estação do Conhecimento Sabesp. O espaço interativo, resultado de uma parceria inédita com a CPTM, tem 437 m² de área e mostra o ciclo completo da água, os principais projetos realizados na Região Metropolitana de São Paulo (Tietê, Córrego Limpo e Vida Nova – Proteção dos Mananciais) e conta um pouco da história da companhia e seu pacote de Soluções Ambientais.

A experiência é ainda inovadora porque se trata da adoção de um espaço público (uma estação de trem) como espaço de exposição, conhecimento, lúdico e, sobretudo, levando a prestação de serviços para mais perto dos seus usuários.

Após passar pela catraca, o usuário se depara com um aquário de dois mil litros. Nele, água, plantas e peixes encontrados nos trechos em que o Rio Tietê já apresenta resultados dos projetos de saneamento com o recuo da mancha de poluição. Dourado, pacu, lambarizinho, lambari de rabo amarelo, jundiá, bagre, cascudo e acará são algumas das espécies que podem ser vistas. Leia mais aqui.

Cultura nos trilhos

Foi-se o tempo em que o caminho de volta para casa era um percurso comum; hoje, há exposições, poesia, teatro e cinema para os usuários. Biblioteca, revistaria, café, área para apresentações musicais e de poesia, estrutura para exposições temporárias de fotografia e artes plásticas, painéis para mostras permanentes e telão de cinema. Não estamos falando de nenhum centro cultural caríssimo e sim da Estação Santa Cecília do Metrô. Lá, foi implantado, em abril deste ano, o Projeto Encontros – que ainda deverá ser ampliado a outras 15 estações. Confira a programação aqui.

A Estação Sé mantém também o projeto Seis da Sé. De segunda a sexta-feira, sempre a partir das 18h, há shows de música, dança ou apresentação de peças teatrais. Além de ser uma excelente opção de lazer, a população pode evitar o horário de pico.

A CPTM também aderiu às atrações culturais nos trilhos. Em parceria com a Prefeitura de Ribeirão Pires, grupos de estudantes de música tocam quinzenalmente nas estações das seis linhas do sistema. É o Música na CPTM.

Não só os ouvidos são agradados nas estações, mas os olhos também. Os projetos Graffiti e Galeria de Arte a Céu Aberto – Nos Muros da CPTM enfeitam as estações com muros grafitados e painéis de xilogravura, que além de inibirem o vandalismo, chamam jovens para realizar estas intervenções urbanas. 

Já Estação Santos-Imigrantes do Metrô é uma boa opção para quem aprecia artes plásticas. Criada pelo desenhista, pintor e escultor Marcos Garrot, a obra Esfera e os Labirintos da Liberdade está instalada na plataforma da estação. 

Os vagões e paredes da Estação Vila Madalena também estão carimbados pela arte e pela literatura. O recente projeto Poesia no Metrô exibe alguns dos poemas mais representativos da Língua Portuguesa em grandes adesivos pelas estações. Participam também as estações Sumaré, Clínicas, Paraíso, Ana Rosa, Chácara Kablin, Santos/Imigrantes e Alto do Ipiranga. E ainda tem mais. Saiba melhor aqui.

E confira onde ficam as atrações culturais nos trilhos da capital com o serviço disponibilizado pelo Governo de São Paulo no Google Maps clicando aqui.

Do Portal do Governo do Estado com informações da Sabesp,da CPTM e do Metrô